segunda-feira, março 10, 2014

Equipe filma documentário sobre parnaibano Mário Fontenelle e oferece oficinas em Parnaíba

Documentário irá buscar momentos da vida da infância de Mario Fontenelle em Parnaíba

Fotógrafo parnaibano Mário Moreira Fontenelle, o homem
que revelou em fotos o início de Brasília
A equipe de produção do documentário Mário Fontenelle — a oração silenciosa chega nesta terça feira (11) a Parnaíba para realizar filmagens na cidade. Idealizada pelo cineasta Pedro Jorge de Castro, a obra retratará a vida de um menino piauiense humilde que se transformou no autor de monumental registro fotográfico sobre a construção de Brasília, a nova capital brasileira.

Durante sua passagem pela cidade, o professor Pedro Jorge irá ministrar oficinas sobre cinema e TV, abertas ao público em geral (veja a programação abaixo). A iniciativa do Instituto Animatógrafo de Comunicação conta com apoio da Prefeitura de Parnaíba e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Construção da Catedral de Brasília
Foto de Mário Fontenelle
Infância 
O documentário irá buscar momentos da vida da infância de Mario Fontenelle em Parnaíba, onde nasceu e viveu a infância e a adolescência. Ele estudou no Ginásio Parnaibano. Fascinado pela aviação, conseguiu seu primeiro emprego na Transportes Aéreos Condor, como mecânico de pista. Tempos depois, mudou para o Rio de Janeiro, onde conheceu Juscelino Kubistchek. Na época, trabalhava na Transportes Aéreos do Brasil.

Ele passou a trabalhar como mecânico particular do futuro presidente da República. JK elegeu-se e, em 1956, presenteou-o com sua primeira câmera fotográfica. A partir daí, Mario tornou-se o grande memorialista da construção da cidade, a obra dos 1000 dias.

O documentário
Depois de uma série de projetos de educação patrimonial sobre a Missão Cruls, que marcou o local onde foi construída a nova capital brasileira, o Instituto Animatógrafo de Comunicação vai contar a história de Fontenelle, revivendo suas viagens e seus trabalhos até chegar ao Planalto Central em companhia de JK. O fotógrafo identificou-se com Brasília, que viu nascer em meio à poeira. Hoje, não se pode estudar a história da cidade sem o auxílio de sua obra.

Clique AQUI e saiba mais sobre Mário Fontenelle

As gravações serão em Parnaíba, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com cenas de lugares que Mário frequentava, ruas por onde passeava. Serão realizadas entrevistas de amigos arquitetos, fotógrafos, cineastas, de sua filha de outros nomes importantes em sua vida.

O parnaibano Mário Fontenelle recebeu a medalha de Honra ao Mérito de Brasília. Suas obras ainda contagiam a todos com sua simplicidade e beleza. O filme contará com fotografias da construção e inauguração da nova capital, tiradas no auge da construção da cidade. O acervo inclui, aproximadamente, cinco mil fotos, e algumas delas serão “revividas” no filme.

Oficinas 
O professor Pedro Jorge irá ministrar quatro oficinas, com 15 vagas gratuitas, na Pousada dos Ventos. As palestras terão início às 19h30. Serão entregues certificados do Instituto Animatógrafo ao final dos encontros. A programação é a seguinte:

Dia 11 de março (terça-feira)
Linguagem de cinema e TV (mais especificamente telenovela); A estrutura da telenovela e a estratificação das classes sociais e A construção dos superpoderes e o fascínio do drama. Voltada para educadores, professores e historiadores.

Dia 12 de março (quarta-feira)
Literatura e cinema: O caráter literário do roteiro; As relações intertextuais e A transmutação da construção dialogal. Voltada para escritores, poetas e jornalistas.

Dia 13 de março (quinta-feira)
O processo de realização no documentário e O processo de realização na ficção. Voltada para cineastas e vídeo makers.

Dia 14 de março (sexta-feira)
Uma conversa sobre palco e câmera. Para diretores de cinema e teatro, atores e atrizes.

Edição do Jornal da Parnaíba
Curta nossa pagina no Facebook

Nenhum comentário: