domingo, novembro 02, 2025

Piauí recebe exposição fotográfica sobre ancestralidade e diversidade piauiense; confira o itinerário

A exibição acontecerá em Oeiras, Amarante, Lagoa de São Francisco e Parnaíba.

Exposição será exibida até março de 2026 (Foto: Chico Rasta)

O Piauí receberá a partir deste mês a exposição fotográfica ‘Piauí Afropindorâmico’, focada na valorização das acestralidades e beleza da diversidade piauiense. A exibição terá início nesta terça-feira (4), em Oeiras-PI, e continuará em Amarante-PI, Lagoa de São Francisco-PI e Parnaíba-PI, encerrando em março de 2026.

A exposição é realizada pelo fotógrafo e cineasta Chico Rasta, com curadoria de Marcos Moraes. Serão reunidas 50 fotografias impressas e mais de 600 imagens em exibição virtual. Além disso, haverá ambientação sensorial que transporta o visitante por meio de sons, aromas, objetos, instrumentos ancestrais e até uma rede de tucum.

As ações destacam a força dos povos e comunidades tradicionais do Piauí, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, quebradeiras de coco, pescadores, marisqueiras e povos de terreiro, que preservam modos de vida, saberes e tradições seculares.

A mostra é inspirada no conceito proposto pelo pensador quilombola piauiense Nêgo Bispo, defendendo que quilombolas, negros e indígenas são afropindorâmicos, ‘afro’, de África, e ‘pindorâmicos’, de Pindorama. O objetivo é restagatar as identidades dos povos originários brasileiros.

De acordo com Chirco Rasta, o projeto é uma homenagem aos povos que vivem no estado e que preservam a cultura e tradições locais.

“Esse trabalho é resultado de mais de quinze anos percorrendo o território piauiense, registrando suas paisagens, sua fauna e, principalmente, as pessoas que estão na gênese do nosso Estado, quilombolas, povos originários, comunidades tradicionais, povos de terreiro, pescadores e marisqueiras. É uma grande homenagem a quem cuida e preserva esses territórios”, pontuou.

A exposição ‘Piauí Afropindorâmico’ conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Confira o itinerário da exposição:

Oeiras 
Local: Centro Cultural Sobrado Major Selemérico
Estreia: 4 de novembro de 2025

Amarante
Dezembro de 2025
Local:Museu Casa das Letras


Lagoa de São Francisco
Janeiro de 2026
Local: Museu dos Povos Indígenas do Piauí – Anízia Maria (Aldeia Nazaré – Território Monte Belo)


Parnaíba
Março de 2026
Local: Museu do Mar

Por: Lays Viana | portalclubenews.

Nenhum comentário: