Um projeto pioneiro pode mudar a realidade do turismo no litoral do
Piauí.
A cidade de Cajueiro da Praia, a 350 km de Teresina, é conhecida pela praia de Barra Grande, mas pode oferecer outras opções de lazer aos visitantes, atraindo novos públicos, aumentando o tempo de permanência e melhorando a distribuição de renda entre os moradores.
Esse processo surge a partir de uma iniciativa da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – secção Piauí. A entidade realiza uma pesquisa em 26 localidades para o levantamento do potencial de TBC no município.

Já foram identificados potenciais como salinas, lagoas e trilhas belíssimas e praticamente intocadas. Tem inscrições rupestres, formações geológicas e mirantes, para encantar quem acha que a cidade se resume a vila da praia. E tem farinhada, mariscada, benzedeira que podem ser um diferencial para o destino, com vivências únicas que podem potencializar o turismo na região. Além das paisagens, os pesquisadores avaliam as condições e o interesse da comunidade nas atividades turísticas.

De olho no futuro
As tendências do mercado indicam que os turistas cada vez mais desejam viagens pautadas na sustentabilidade e experiências autênticas, focadas no envolvimento direto dos moradores como protagonistas, o que melhora economicamente a comunidade. Essa é uma das principais diferenças do Turismo de Base Comunitária em relação ao turismo convencional, que beneficia principalmente grandes empresas.

O TBC prioriza a participação ativa dos moradores no desenvolvimento e gestão do turismo fortalecendo a economia local, preservando a cultura e o meio ambiente e promovendo o bem-estar da comunidade através de práticas que respeitam e protegem a natureza e o patrimônio imaterial, garantindo que o desenvolvimento turístico não ameace os recursos naturais e culturais.

Cajueiro da Praia tem 271 km² e pouco mais de 8.200 moradores. O município está inserido na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba. Um turismo de massa que cresça desordenadamente não é interessante para os moradores. Despertar para o Turismo de Base Comunitária é um caminho consciente e responsável.
Comprometimento e resultados
O trabalho de pesquisa começou em agosto. A equipe de campo está visitando comunidades desde setembro e encerra essa etapa no final de novembro. O grupo é liderado pelas integrantes da ABRAJET-PI Margareth Leite, presidente da entidade e coordenadora de comunicação da pesquisa, e Suzane Jales, coordenadora geral do projeto, que mora em Cajueiro da Praia. Além delas, outros moradores como Thais Silveira, Dyeles Maria, Ronaldo Pereira, Márcio Braz e Renata Ferreira integram a equipe. Mas outros jornalistas da ABRAJET estão envolvidos no trabalho, como Sádia Castro, Nícolas Barbosa, Carlos Lustosa, Laura Learth, Raylde Jansen e Indira Gomes.
Para Margareth, presidente da ABRAJET, o resultado vai surpreender. “É exaustivo, com muito perrengue, sol forte, carro atolado, mas vale a pena. Desbravamos caminhos, conhecemos lugares lindos e muita gente boa interessada em fazer acontecer”.
De acordo com Suzane Jales essa ação promove um modelo de turismo que prioriza a sustentabilidade, a inclusão e o fortalecimento das comunidades locais. “O projeto incentiva um desenvolvimento turístico que respeita e valoriza as riquezas naturais e culturais da região.”, concluiu.
O resultado da pesquisa deve ser apresentado em dezembro. O relatório vai ser divulgado e entregue as autoridades para que desenvolvam políticas públicas, capacitação e treinamento que preparem esses locais para receber visitantes.
Um exemplo para o Brasil

O sucesso do projeto em Cajueiro da Praia pode servir de referência para outras regiões do Piauí e do Brasil, estimulando práticas participativas e comunitárias que promovam um desenvolvimento mais justo e sustentável. “Esta iniciativa não apenas impulsionará a economia local e o potencial turístico de Cajueiro da Praia, como também reforçará o posicionamento do Piauí como um estado comprometido com a sustentabilidade e a inclusão, beneficiando toda a população e preservando suas riquezas naturais e culturais para as futuras gerações”, destacou Margareth.

“A partir de uma metodologia participativa e de baixo custo, esse projeto de pesquisa de potencialidades pode ser replicado em qualquer município interessado em desenvolver o Turismo de Base Comunitária, valorizando saberes e fortalecendo o protagonismo das comunidades no turismo sustentável”, afirma Suzane.

O “Projeto de Pesquisa de Potencialidades de Turismo de Base Comunitária em Cajueiro da Praia¨ foi financiado com recursos do Armazém Paraíba através do SIETUR – Lei Estadual de Incentivo ao Turismo – e tem o apoio da Secretaria Estadual de Turismo. Vídeos das atividades já estão disponíveis nas redes sociais pelo instragram @tbcpiaui.

Fonte https://venhaturistar.com.br/

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.