segunda-feira, setembro 01, 2025

Parnaíba completa 33 dias seguidos sem registro de homicídios

O município de Parnaíba, no litoral do Piauí, atingiu, no último dia 31 de agosto, a marca de 33 dias consecutivos sem registro de homicídios. O último caso foi registrado em 29 de julho, conforme aponta a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), representando um marco para a segurança na região e o fortalecimento das ações do Pacto pela Ordem.

O secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, destacou que os avanços obtidos demonstram a eficácia das iniciativas desenvolvidas. “Parnaíba é um exemplo concreto dos resultados que estamos obtendo com a atuação integrada das forças de segurança e inteligência. Esses dados não são apenas números, representam vidas preservadas e uma resposta clara à população de que a segurança pública é prioridade”, afirmou Chico Lucas.

De acordo com dados da Gerência de Análise Criminal e Estatística da SSP-PI, até o momento, foram contabilizadas 24 ocorrências de Mortes Violentas Intencionais (MVI), número 49% menor em comparação com os 47 casos registrados em todo o ano de 2024.

“Essa redução se deu por conta de vários fatores, dentre eles a reestruturação da Polícia Civil, a partir de 2023, e a criação das delegacias especializadas no combate às facções criminosas, homicídios e tráfico de drogas. Em Parnaíba, houve a divisão da cidade em duas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs)”, declarou o delegado Ayslan Magalhães, da Divisão de Tráfico da Polícia Civil (PC) de Parnaíba.

Outro dado que reforça a melhora no cenário é a taxa provisória de MVI por 100 mil habitantes, que atualmente está em 23,5. O índice representa uma queda drástica em relação à taxa de 46,3 registrada em 2022.

O comandante do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte (CPLMN), coronel Erisvaldo Viana, pontuou algumas ações que contribuíram para a queda nos homicídios.

“Estamos intensificando bastante o trabalho das forças através de rondas constantes, abordagens, operações de blitz, barreiras e bloqueios. Sempre com o intuito de realizarmos a manutenção da segurança pública. Diante disso, a gente tem apreendido muitas armas, fechado pontos de comercialização de drogas e prendido pessoas que tiravam o sossego, ao longo de um tempo, da população”, disse. 

“A tendência é que isso melhore cada vez mais, refletindo para o cidadão na percepção de uma maior segurança no município de Parnaíba”, finalizou o delegado Abimael Silva, da Divisão de Homicídios da Polícia Civil de Parnaíba.

Por: Bruna Dias | portalr10

Nenhum comentário: