Pages

domingo, setembro 14, 2025

Delta do Parnaíba

O arquipélago que forma o Delta do Parnaíba, o único das Américas que deságua em mar aberto, se abre em cinco braços de rio que envolvem 73 ilhas fluviais: Barra do Igaraçu, das Canárias, Caju, Melancieiras e Tutoia.

E próximo a cada um deles tem um micro mundo a ser explorado pelos visitantes, em meio a manguezais, igarapés e uma fauna que não costuma se esconder, como macacos, garças e os guarás de intensos tons avermelhados, cuja pontualidade é atrativo turístico na Foz do Caju.

"O delta é um labirinto mutante. Num dia está de um jeito, no outro, de outro jeito. Cada dia é uma coisa diferente, não tem como se estressar aqui", conta o barqueiro Renato Conceição Sousa.

Porto das Barcas

Parnaíba tem atrativos como o Porto das Barcas, centro histórico tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e é formado por antigos armazéns, onde hoje funcionam lojas de artesanato, pontos de alimentação e agências de ecoturismo.

Já as atrações naturais mais conhecidas são a praia Pedra do Sal (leia mais abaixo), a única do município, e a Lagoa do Portinho, rodeada por dunas de areias brancas e com atividades como esportes aquáticos (caiaque e SUP) e passeios de quadriciclo, entre as cidades de Parnaíba e Luís Correia.

Outro destaque são os Lençóis Piauienses, onde o estado recebe visitantes com um cenário ainda pouco conhecido para quem viaja pelo Nordeste.

Lagoa do Portinho
A oito km do centro de Parnaíba, a base da agência Quadri & Aventuras fica próxima à Lagoa do Portinho, aproximadamente, a seis minutos da entrada para os Lençóis Piauienses. É dali que saem os passeios guiados em que os turistas rodam cerca de 30 quilômetros de dunas, a bordo de quadriciclos semiautomáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.