sexta-feira, setembro 12, 2025

Câmara de Parnaíba define Samara do Estevão como suplente de vereador morto

Samara do Estevão assume vaga após morte de vereador em Parnaíba

Partido Liberal (PL), Samara do Estevão
A Câmara Municipal de Parnaíba, no litoral do Piauí, anunciou nesta quinta-feira (11) que irá convocar a suplente de vereador do Partido Liberal (PL), Samara do Estevão, para assumir a vaga deixada após a morte do vereador Thiciano Ribeiro, executado a tiros no último dia 27 de agosto. A decisão foi tomada após parecer jurídico e deliberação da Mesa Diretora, seguindo o Regimento Interno e a legislação vigente.

De acordo com a nota oficial, a medida será formalizada em plenário, por meio do Decreto de Vacância de cargo, em sessão ordinária. O processo cumpre todas as normas estabelecidas pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno da Casa, garantindo a continuidade dos trabalhos legislativos e o pleno funcionamento do Poder Legislativo Municipal.

Samara deverá ser notificada oficialmente e tomar posse em data previamente agendada. Conforme os trâmites regimentais, a previsão é que a solenidade de posse ocorra no próximo dia 29 de setembro.

A presidência da Câmara, ocupada pelo vereador Daniel Jackson (PL), ressaltou que a convocação busca assegurar a estabilidade das atividades parlamentares em Parnaíba.

Disputa pela vaga

O Partido Liberal (PL) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) haviam apresentado interpretações distintas sobre o preenchimento da vaga. O PL defende que, com a nova vacância, a vaga deve permanecer na legenda, cabendo a convocação da segunda suplente, a advogada Samara Correia, conhecida como Samara Estevão, que obteve 927 votos.

Já o MDB questiona a legalidade da convocação. Segundo o partido, Samara não alcançou o quociente eleitoral mínimo, estabelecido em 977 votos, e, portanto, não poderia assumir a função. Para os emedebistas, a vaga deveria ser redistribuída de acordo com a regra das sobras, beneficiando o vereador suplente Carlson Pessoa (MDB), que somou 1.541 votos no pleito de 2024.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário: