segunda-feira, setembro 08, 2025

50 anos do Campus Ministro Reis Velloso: um legado que transforma o Piauí

Celebração dos 50 anos do Campus Ministro Reis Velloso em Parnaíba, marco na educação superior no Piauí. Uma história de ousadia e visão

50 anos do Campus Ministro Reis Velloso em Parnaíba | Divulgação

No dia 6 de setembro de 2025, celebramos com emoção e orgulho os 50 anos do Campus Ministro Reis Velloso, marco fundamental da educação superior em Parnaíba e no Piauí. Meio século de história erguida pela ousadia e visão de homens e mulheres determinados a transformar sonhos em realidade, iluminando caminhos para projetar o futuro.

A vocação empresarial e empreendedora de Parnaíba, somada à presença dos cursos de Teologia e Filosofia entre 1950 e 1966 – sementes do saber que, embora posteriormente transferidos para as cidades de Fortaleza e Guaramiranga, deixaram raízes profundas, como bem registra o respeitado membro da Academia Piauiense de Letras, José Elmar de Melo Carvalho – constituiu o terreno fértil para a criação da Fundação Educacional de Parnaíba, em 1966, e, posteriormente, para a instalação da Faculdade de Administração do Piauí, em 1969, marco decisivo na trajetória que culminaria com a criação do Campus e, consequentemente, com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba.

Lideranças ilustres como Cândido de Almeida Athayde (Presidente da Diretoria da Fundação), José Pinheiro Machado (Vice-Presidente), Lauro de Andrade Correia (Secretário) e Monsenhor Antônio Monteiro Sampaio (Tesoureiro), juntamente com Antônio Emílio de Araújo Seligman, Antônio Monteiro Sampaio, Antônio Thomaz da Costa Filho, Ary Castelo Branco Uchôa, Benedito Raimundo Alves Pereira, Carlos Henrique Pires de Athayde, Carlos Alberto Teixeira, Francisco de Assis Cajubá de Brito, Humberto de Paula Castro, Israel Broder, José Emiliano Paes Landim Filho, José Nelson de Carvalho Pires, Leônidas de Castro Melo Sobrinho, Marc Theophile Jacob e Walter de Carvalho Miranda, ousaram mirar o horizonte dos grandes ideais, consolidando as bases da docência superior em Parnaíba e formando gerações. 

Assim, como verdadeiros fundadores, guiados por espírito público e pela visão clara de futuro, colocaram a prova um projeto grandioso, que se ergueria como um dos cinco pilares da Universidade Federal do Piauí. Esse marco se consolidou em 1º de março de 1971, com a incorporação da Faculdade de Administração do Piauí, em Parnaíba, gesto que transformou um ideal em realidade e inaugurou um caminho de saber e desenvolvimento.

As obras que dariam forma à UFPI em Parnaíba tiveram início em 1971 e, em 6 de setembro de 1975, o sonho ergueu-se em realidade com a inauguração do Campus, que recebeu o nome de Ministro Reis Velloso, justa homenagem a um ilustre parnaibano cuja trajetória se confunde com o progresso do Piauí e do Brasil. A partir dessa conquista, a expansão tornou-se destino natural, revelando, já na primeira década de existência, os quatro cursos pioneiros de graduação – Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Licenciatura em Pedagogia – que abriram caminhos para gerações de conhecimento e transformação.

As décadas seguintes testemunharam um crescimento vibrante. Novos cursos foram criados por meio do REUNI, programa do Governo Federal instituído pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a expansão e interiorização das universidades federais no país. A partir de 2007, foram implantados sete cursos de graduação – Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia, Engenharia de Pesca, Turismo, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática – consolidando ainda mais o Campus Ministro Reis Velloso como referência em ensino, pesquisa e extensão, além de enriquecer sua diversidade acadêmica com estudantes e professores de diferentes regiões do Brasil. 

Em 2014, o tão almejado curso de Medicina tornou-se realidade por meio do Programa Mais Médicos, resultado da união de esforços e do apoio de autoridades locais e piauienses. Destacaram-se nesse processo o Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa (in memoriam), o Prefeito Florentino Neto e o Deputado Federal Paes Landim. Com sua implantação, o Campus Ministro Reis Velloso passou a contar com 12 cursos de graduação, fortalecendo de maneira decisiva a missão de formar profissionais comprometidos com a saúde, a educação, a sustentabilidade, a preservação do patrimônio natural e cultural, e o desenvolvimento regional, além de impulsionar o surgimento de programas de pós-graduação e residências.

O passo seguinte foi dado em 9 de maio de 2016, com o envio da mensagem da Presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional propondo a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, em um de seus últimos atos à frente do país. Mais uma vez, a atuação do Deputado Federal Paes Landim e de outras lideranças foi fundamental para que o Campus Ministro Reis Velloso alcançasse sua maior conquista: tornar-se a base da nascente da virtuosa UFDPar, oficialmente instituída com a aprovação da Lei nº 13.651, de 11 de abril de 2018.

A UFDPar nasceu grande, com sólida presença no norte do Piauí e forte inserção regional junto às cidades vizinhas do Ceará e Maranhão. Oferecendo ensino, pesquisa e extensão com inovação, qualidade e compromisso social, rapidamente colheu frutos de excelência e reconhecimento, conquistando o conceito máximo — nota 5 — em sua primeira avaliação de recredenciamento institucional realizada pelo Ministério da Educação.

Hoje, ao celebrar seus 50 anos, o Campus Ministro Reis Velloso renova seu compromisso com a transformação: social, cultural e econômica, por meio da educação pública, gratuita e de qualidade. Mantém viva a chama dos pioneiros que sonharam alto e continua a projetar horizontes de inovação, inclusão e esperança, iluminando caminhos para todas as gerações que nele se formam.

Parabéns ao Campus Ministro Reis Velloso e a todos os docentes, técnico-administrativos e estudantes, que escreveram e escrevem esta história! Que os próximos 50 anos sejam tão grandiosos quanto os sonhos que nos trouxeram até aqui, e que cada novo passo continue a semear conquistas, saber e inspiração. 

João Paulo Sales Macedo 

1º Reitor eleito da UFDPar

Nenhum comentário: