segunda-feira, abril 21, 2025

Após morte em acidente no Piauí, órgãos de jovem de 24 anos são doados para pacientes de três estados

Para ser doador, basta avisar aos familiares da sua vontade, para que em caso de falecimento a doação seja autorizada à equipe médica.

A família de um jovem de 24 anos autorizou a doação de órgãos após a morte dele em um grave acidente de moto, no Piauí. Com isso, na sexta-feira (18), o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, realizou a primeira captação múltipla deste ano, que poderá salvar a vida de pessoas de três estados diferentes e que estavam na fila de espera por transplante.

Após autorização da família, a captação acontece imediatamente, já que alguns órgãos ficam ativos apenas por determinado tempo. Nesse caso, foram captados: o fígado, enviado para Fortaleza, no Ceará; os rins, enviados para Recife, em Pernambuco; e as córneas, encaminhadas à Central de Transplantes de Teresina.

Os órgãos foram destinados aos pacientes receptores conforme a fila do Sistema Nacional de Transplantes e a compatibilidade dos órgãos do doador com o receptor.

A captação foi realizada por uma equipe composta por 10 profissionais de saúde do Heda e do Hospital Getúlio Vargas (HGV). A ação contou também com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

"Em um gesto de empatia e solidariedade, a esposa e os pais do jovem autorizaram a doação dos órgãos. É um momento de vida, mesmo em um dia de dor. Na Sexta-feira da Paixão, uma data tão simbólica, conseguimos materializar o verdadeiro significado de doação e amor ao próximo”, afirmou Nadja Freitas, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Heda.

"A união das forças torna possível esse gesto nobre que transforma luto em esperança para tantas famílias”, completou o diretor técnico do hospital, Dr. Carlos Teixeira.

A primeira captação de órgãos realizada pelo Heda ocorreu em novembro de 2024.

A importância do sim para a doação

Segundo a Central Estadual de Transplantes, até 29 de março de 2025, no Piauí, 427 pacientes aguardavam um transplante de córnea e 505 esperavam por um rim.

Para ser doador, basta avisar aos familiares da sua vontade, para que em caso de falecimento a doação seja autorizada à equipe médica.

*Com informações do G1/PI

Nenhum comentário: