sexta-feira, março 07, 2025

Monumento da Águia

Monumento situado originalmente no final da Avenida Presidente Vargas, próximo ao Porto das Barcas (1933), é uma homenagem dos operários parnaibanos ao Prefeito da época, Ademar Neves, o remodelador da cidade. Hoje esse monumento está situado no cruzamento das Avenidas São Sebastião e Chagas Rodrigues. Ademar Neves é o autor da música do Hino da Parnaíba. (Arlindo LEÃO)

Monumento da Águia, no encontro das avenidas São Sebastião, Capitão Claro e Governador Chagas Rodrigues, no coração da cidade de Parnaíba.

Monumento da Águia foi projetado no ano de 1933 pelos mecânicos da cidade para homenagear o então prefeito Ademar Gonçalves Neves
O Monumento da Águia foi projetado no ano de 1933 pelos mecânicos da cidade para homenagear o então prefeito Ademar Neves e foi implantada no Porto das Barcas na Rua João Pessoa, que posteriormente se transformou em Avenida Presidente Getúlio Vargas. Os olhos da águia ficavam voltados para o Porto das Barcas no Rio Igaraçu como que a observar o movimento dos barcos que chegavam e partiam do Porto Salgado. 

Nos anos 70 o monumento foi transferido para o encontro das Avenidas São Sebastião, Capitão Claro e Chagas Rodrigues onde permanece até hoje. O  motivo da mudança foi a construção da Ponte Simplício Dias.

Por ocasião do aniversário de Parnaíba em 2017, na gestão do prefeito Francisco de Assis Morais Souza, o Mão Santa, o monumento passou por uma profunda reforma, ganhou melhorias no piso que era parte de areia, passando a ser de tijolos de cimento, igual ao que foi colocado na Praça da Graça, localizado no Centro da cidade, foi ampliado o espaço, recebeu plantas, bancos e uma bela iluminação em LED, realçando o local que passou a ser bastante visitado e fotografado pelos parnaibanos e por turistas.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: