O evento
Sob a linda Parnaíba, Eduardo e Francisca relataram como a dança da Lezeira do sertão do Piauí é uma prática de comunidades tradicionais que merece ser salvaguardada de forma mais efetiva para que a sua continuidade seja garantida. Após essa fala, a rua em frente ao Sesc foi fechada e o grupo Lezeira do Quilombo Mutamba deu o seu toque de encanto, numa demonstração rara do astral emocional que apenas uma expressão cultural como a Lezeira pode proporcionar. Foi um momento tocante que certamente ficará na memória das pessoas que puderam presenciar esse quadro de incomum beleza.
A Lezeira é uma dança de roda de adultos praticada ao menos desde fins do século 19 por lavradores e lavradoras do sertão do Piauí, mais especificamente do Sudeste do estado. No município de Paquetá, se destaca a Lezeira do Quilombo Mutamba, liderada por Seu Raimundão, Mestre de Cultura diplomado pelo governo estadual, em 2021.
Os autores
Francisca Sousa
Jornalista, fotógrafa e pesquisadora de cultura popular brasileira. Entre 2020 e 2022, atuou em pesquisa de campo no Sertão do Piauí, quando realizou entrevistas com mais de 150 pessoas ligadas a práticas de saberes e fazeres tradicionais, documentando imagens de vídeo que permanecem inéditas. Produtora cultural, em 2021, fundou a Academia Florestense de Cultura Popular, que diplomou 20 mestres e mestras de de Floresta do Piauí, sua terra natal. Fotojornalista, contribui para a coluna “Piauí Cultura Regional”, no portal GGN. É diretora do documentário curta-metragem “São Gonçalo – Promessa se Paga Dançando”.
Eduardo Pontin
Nascido no ano de 1987 em São Paulo, é escritor, filósofo e pesquisador de cultura popular brasileira, com especial foco no Samba. Produtor cultural, atua como mediador de grupos tradicionais. Membro fundador do Instituto Glória Ao Samba, de São Paulo, onde desenvolve as atividades de editor e organizador de livros. Jornalista cultural, mantém as colunas “Piauí Cultura Regional”, no portal GGN – O Jornal de Todos os Brasis e “Resenha de Samba”, na plataforma web Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB). Acervista, trabalha na organização, catalogação, restauração e acondicionamento de acervos culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário