segunda-feira, julho 29, 2024

Sasc intensifica ações da campanha contra trabalho infantil no litoral do Piauí

As atividades, que incluiram a mobilização e conscientização, ocorreram em quatro cidades do litoral piauiense: Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.

Sasc intensifica ações da campanha contra trabalho infantil no litoral do Piauí
Diante do período de férias, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) intensificou as ações da campanha "O Piauí Diz Não ao Trabalho Infantil e ao Abuso e Exploração Sexual". As atividades, que incluíram a mobilização e conscientização, ocorreram em quatro cidades do litoral piauiense: Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.

Segundo o Governo do Piauí, a iniciativa visa à proteção infantil e à prevenção à exploração sexual, com o objetivo de alertar tanto a população local quanto os turistas sobre a importância de denunciar esses casos.

Ananias Cruz, gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Sasc, destaca a importância dessas campanhas, especialmente durante o período de alta temporada, quando as praias recebem muitos visitantes. "A presença articulada dos órgãos do governo nesse período é crucial para realizar ações preventivas que coíbam e não permitam violações de direitos, como o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes", afirmou Cruz.

Além disso, a campanha também tem o objetivo de garantir o respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que recentemente celebrou 34 anos de existência. "Durante as férias, com o aumento do público nas praias, é fundamental combater essas práticas ilícitas para garantir que as crianças e adolescentes possam desfrutar de um período de descanso e diversão sem riscos", acrescentou Ananias Cruz.

Conforme o governo, a equipe da Sasc também tem visitado os Centros de Referência da Assistência Social, Conselhos Tutelares e Secretarias da Assistência Social nos municípios envolvidos. Essas visitas visam orientar e reforçar a importância da campanha para a rede de atendimento local.

Por: Letícia Dutra

Nenhum comentário: