domingo, julho 14, 2024

Pivetta prevê investimentos do Brasil e de fora e comemora aprovação da ZPE

Pivetta destacou que a inauguração da ZPE sempre foi uma prioridade do governo estadual.

O governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), celebrou a aprovação para o início das operações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, Mato Grosso, após o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) conceder a permissão na quarta-feira (10/7). Agora, a ZPE de Cáceres se junta às ZPEs de Pecém, no Ceará, e de Parnaíba, no Piauí.

Pivetta destacou que a inauguração da ZPE sempre foi uma prioridade do governo estadual. Ele ressaltou que a cidade está no centro das ações governamentais e já está prospectando empresas brasileiras e estrangeiras interessadas em investir na ZPE.

“Estamos prospectando e atendendo muitas empresas do Brasil e de fora do Brasil que têm firme interesse em fazer investimento nessas ZPE. Então é aguardar para ver”, disse.

Para iniciar as operações, o governo investiu R$ 22 milhões na construção das estruturas administrativas, aduaneiras e de infraestrutura. Estrategicamente localizada na rota de integração sul-americana conhecida como Quadrado Rondon, a ZPE de Cáceres desempenha um papel importante na integração de políticas públicas.

Atualmente, o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) está analisando quatro propostas de projetos para serem instalados na ZPE, com foco em atividades industriais e serviços voltados para a exportação. Novos interessados podem apresentar propostas para aproveitar os benefícios tributários, administrativos e cambiais oferecidos pela ZPE.

Nenhum comentário: