terça-feira, maio 07, 2024

Núcleo de Apoio Multidisciplinar de Parnaíba conclui 2ª edição do Projeto MARÉ: Masculinidades em Reflexão

O Núcleo de Apoio Multidisciplinar da Comarca de Parnaíba (Nampar) finalizou, na última semana, a 2ª edição do Projeto MARÉ: Masculinidades em Reflexão, promovido com homens autores de violência que respondem a processos que tramitam na 1ª Vara Criminal da Comarca.

A iniciativa justifica-se pela Lei nº. 13.984/2020, que altera o art. 22 da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), para estabelecer como medidas protetivas de urgência a frequência do agressor a centro de educação e de reabilitação e acompanhamento psicossocial, e pela Recomendação nº 124/2022 do CNJ, que recomenda aos tribunais que instituam e mantenham programas voltados à reflexão e responsabilização de autores de violência doméstica e familiar.

A 2ª edição do Projeto MARÉ: Masculinidades em Reflexão foi conduzida pelos facilitadores Brenna Moreira, assistente social e analista judiciária, e Lucas Fonsêca, psicólogo e analista judiciário, com o suporte da estagiária de Psicologia, Natália Lemos. Trata-se do único grupo para autores de violência desenvolvido no âmbito do Poder Judiciário do Piauí que utiliza a metodologia reflexiva, tendo como principal vantagem a participação ativa dos sujeitos nos processos de reflexão, responsabilização e transformação de atitudes, pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Ao longo de dez encontros semanais, com duração de duas horas cada, foram realizadas dinâmicas de grupo e discussões relacionadas à temática de Gênero e Masculinidades, visando possibilitar aos participantes a atribuição de um novo significado à sua passagem pelo Sistema de Justiça, bem como encorajá-los a perceberem sua responsabilidade na construção da dinâmica de violência e na solução dessa problemática.

Antes dos encontros temáticos grupais, foram realizadas entrevistas de triagem individuais, com a finalidade de acolher e verificar a compatibilidade dos participantes aos critérios propostos. Também serão realizadas entrevistas individuais posteriores ao término do grupo, com objetivo de avaliar possíveis mudanças dos participantes, bem como ouvi-los quanto às suas percepções acerca da vivência grupal. É esperada, ainda, a análise da efetividade da proposta, através da observação de reincidência dos participantes no tocante à participação em novos processos em matéria de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

 

O Projeto MARÉ: Masculinidades em Reflexão propõe-se como uma iniciativa permanente do Nampar, em parceria com a 1ª Vara Criminal de Parnaíba, que passou a estabelecer como uma das medidas protetivas de urgência a participação dos réus (homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher) nesse projeto.

Nenhum comentário: