quarta-feira, fevereiro 07, 2024

Forças de Segurança cumprem mandado na casa de filho da prefeita de Luís Correia

Forças de Segurança cumprem mandado na casa de filho da prefeita de Luís Correia; operação investiga lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. Além do litoral do Piauí, foram cumpridas ordem judiciais em Maracanaú (CE), São Luís (MA), Itaquaquecetuba (SP) e Guajará-Mirim (RO). Quatro pessoas foram presas até o momento.

Forças de Segurança cumprem mandado na casa de filho da prefeita de Luís Correia, no litoral do Piauí — Foto: Divulgação

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (FICCO-PI) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (7), mandado de busca e apreensão na casa de um filho da prefeita de Luís Correia, litoral do Piauí, Maria das Dores Fontenele Brito, mais conhecida como Maninha Fontenele.

A Operação LED investiga crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas. Ao todo, 24 mandados judiciais foram expedidos pela Central de Inquéritos de Parnaíba para serem cumpridos em Luís Correia, Maracanaú (CE), São Luís (MA), Itaquaquecetuba (SP) e Guajará-Mirim (RO).

Leia tambémVereadora Neta Castelo pode ser uma forte candidata à Prefeitura de Parnaíba

As ordens judiciais tratam de 12 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão. Quatro pessoas haviam sido presas até o início da manhã. A FICCO não deu detalhes sobre as prisões e não revelou a identidade dos presos.

Segundo a FICCO, a operação visa combater lavagem de dinheiro, proveniente de tráfico de drogas, em contexto de facção criminosa com atuação no Norte do Piauí.

Em nota, a Força Integrada informou que a investigação identificou que o dinheiro proveniente do tráfico de drogas era submetido a sucessivos depósitos, transferências e saques, com utilização de contas dos próprios investigados e de terceiros, para retornar à facção criminosa, que o utilizava para o pagamento de fornecedores na fronteira.

Força Integrada

A FICCO/PI é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal do estado, e baseia-se no modelo cooperativo, no qual trabalham de forma integrada vários profissionais que compõem mais de um órgão do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP.

O foco dessas ações é a prevenção e a repressão à criminalidade violenta, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos, nos termos da legislação penal.

Denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico: bit.ly/denunciapcphb.

Por Lucas Marreiros, Tiago Mendes, g1 PI e TV Clube | Edição:  Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: