quarta-feira, janeiro 10, 2024

Silêncio que se vai assistir à revoada dos guarás no Delta do Parnaíba

Revoada dos guarás no Delta do Parnaíba Azimute. | Fotos| Moisés Saba Said

Ver este espetáculo da natureza é como ver um quadro a ser pintado em tempo real. De repente, e depois de pintarem por momentos o céu de vermelho garrido, os guarás que seguem em bandos passam a enfeitar as árvores da ilhota selvagem que observamos à distância a partir de uma lancha. Este é um passeio a não perder, se visitar o estado do Piauí, no nordeste do Brasil.

Spoiler alert: a realidade ultrapassará sempre o que vê no digital. Ver as árvores da pequena ilha começarem a ficar preenchidas pelos guarás que ali vão passar a noite é surpreendente.

Começamos por parar a uma certa distância do lugar onde os guarás vão dormir para não interferir e estragarmos a dinâmica destes pássaros. Aguardamos em silêncio e sorrimos ao avistarmos no céu os primeiros guarás a procurar pouso. Imediatamente a seguir surgem mais e mais. Quando damos por nós, os ramos já não são verdes, mas sim vermelhos e é incrível.

Em silêncio, observamos os guarás a “arrumarem-se”. Distinguimos os mais novos dos mais velhos pela cor. Explica-nos o nosso guia, Renato, da empresa MB Turismo, que o tom tão vermelho se deve à alimentação dos guarás - camarão e caranguejo. Por isso, os guarás domésticos não ficam tão vermelhos. Só no Delta é que encontramos guarás com um tom encarnado tão vivo.

Findo o espetáculo, chega a hora de regressar.  

“Passeio Revoada dos Guarás” acontece todos os dias no Delta por volta das 17 horas (hora local) que é quando o sol se começa a pôr.

Durante a viagem, podemos apreciar a paisagem e macacos bugios a descansar ou, se forem pequenos, a brincar pelas árvores.

Foto: Azimute.fotos|Moisés Saba SaidIlha das Canárias. Foto: Azimute.fotos|Moisés Saba Said

A maioria dos passeios iniciam-se entre as 15h00 e têm como ponto de partida o Porto dos Tatus na Ilha Grande de Parnaíba.

Por: Ana Oliveira | SAPO Viagens

Nenhum comentário: