sábado, dezembro 09, 2023

Porto e novo aeroporto geram expectativas de desenvolvimento no litoral do Piauí

A primeira etapa do novo porto de Luís Correia já está pronta Foto: Divulgação

Comerciantes, empresários, empreendedores e até os pescadores estão entusiasmados com a inauguração do novo Porto de Luís Correia e o aeroporto de Barra Grande, no litoral do Piauí. Todos vivem a expectativa de bons negócios e desenvolvimento econômico e social daquela região

Isso é o que revela levantamento feito por uma equipe do Portal Piauí Hoje.Com (www.piauihoje.com) em visita aos municípios de Luis Correia e Cajueiro da Praia no início desta semana. Comerciantes, empresários, autoridades e moradores desses municípios foram ouvidos e são unânimes em avaliação positiva sobre os benefícios dessas obras para a região Norte do Estado.

A primeira etapa do porto e o aeroporto serão inagurados neste mês. Mas as pessoas ouvidas pelo portal dizem que ainda existe um grande problema naquela região: a irregularidade no abastecimento de água potável para a população, no trecho que vai das comunidades e das praias do Arrombado, Carnaibinha, Maramar, Macapá, em Luis Correia, a Barra Grande e Barrinha, em Cajueiro da Praia. 

João Bastista da Cunha (foto acima), de 36 anos, e o cunhado Manoel Lopes, de 61, são dois pescasores profissionais de Luis Correia. Eles vivem do que pescam e do Seguro Defeso durante a piracema. Reclamam que as coisas estão difíceis, porque o "peixe sumiu". Mas agora acreditam que com o novo porto as coisas vão mudar porque poderão trabalhar em embarcações maiores.

Joõa Batista e o cunhado Manoel Lopes limpando as redes porque a pesca está proibida até março

Rogério Galdino, de 40 anos, é um pequeno empresário. Tem um restaurante na praia de Maramar. Ele também acredita que o porto de Luis Correia e o aeroporto de Barra Grande poderão ajudar no turismo. Para ele, vai ter mais gente visitando as praia e os hotéis e restaurantes vão faturar mais.

O vereador é empresário Carlos Machado, o "Carlitus"
O vereador Carlos Rodrigues Machado, o "Carlitus", de Luis Correia, dono de restaurante nas praias de Atalaia e Peito de Moça, diz que está "todo mundo aqui na expectativa" para vê o que vai acontecer. Ele também acredita que as obras do governo na região vão ajudar muito a todos, principalmente à população que vive nas cidades do litoral do Piauí.

O evangélico Francisco Carlos Dantas, de 51 anos, dono de um grande depósito de material de construção em entre Luis Correia a Barra Grande, diz que nunca vendeu tanto quanto agora. Segundo ele, com as perspectivas de desenvolvimento e crescimento econômico "tá todo mundo construindo ou reformando alguma coisas nessa área do litoral".

Carlos Dantas: depósito cheio
Sandra Maria Pereira Alves, de 41 anos, é dona de Pet Shop na avenida Caramuru, em Parnaíba. Ela também está muito confiante no crescimento e desenvolvimento econômico e social do litoral do Piaui com as grandes obras que o governo vem fazendo já há alguns anos naquela região.

Sandra lembra que há poucos anos não tinham nem estradas e agora vê com esperança de dias ainda melhores com as obras em Luis Correia, Parnaíba e Cajueiro da praia. "Aqui mesmo na minha loja já vejo diferença. Muita gente nova, de outros lugares, turistas estrangeiros, vêm comprar ou trazer seus bichinhos aqui", relata.

Sandra Alves: mais gente por aqui

O caminhoneiro Marcos Haroldo Salles, de 62 anos, é de Fortaleza (CE). Ele trabalha hámais de 25 anos com o transporte de frutas e verduras e conta que agora só roda no trecho entre Parnaíba, Luis Correia, no Piauí, e Tianguá, no Ceará.


"Antes eu ia de Tianguá para Teresina todo dia. Agora, tem mais mercadinhos e supermercados comprando em Parnaíba e Luis Correia e ficou melhor pra mim. É mais perto e o clima é melhor pra minha idade. E fico mais perto da minha família", explica, acrescentando que tem fé que o comércio vai melhorar na região e que pensa morar em Ilha Grande.

Marcos Haroldo Salles
O Porto de Luis Correia

A primeira etapa do novo Porto de Luis Correia será inaugurada na próxima quarta-feira (13) pelo governador Rafael Fonteles. O litoral piauiense abriga belezas e riquezas naturais. O governo do estado espera que com essas obras haja uma expansão significativa do turismo, com maior visibilidade para a área, movimentação da economia e geração de novos empregos e renda.

As obras do porto de Luís Correia estão dentro do cronograma estabelecido pelo governo do estado
O Porto de Luís Correia, conforme prevê o governador Rafael Fonteles, será um grande propulsor do turismo de negócios no Piauí porque vai permitir divulgar melhor o estado. O terminal pesqueiro será um cartão de atração turística. O governo já está com uma forte campanha de divulgação do litoral, com projetos de sustentabilidade, dos nômades digitais e da energia limpa.

A primeira fase das obras de urbanização do Porto de Luís Correia foi executada pela Secretaria das Cidades (Secid). Foram investidos R$ 13 milhões para a pavimentação de uma área de 53 mil e 38 metros quadrados. A entrega será feita junto com o terminal pesqueiro e a dragagem do canal de acesso ao canal do porto.

Aeroporto de Barra Grande

Outra obra que está gerando boas perspectivas naquela região, principalmente no turismo, é o aeroporto de Barra Grande, que está pronto para começar operar. O governo do estado concluiu a obra, no município de Cajueiro da Praia, mas ainda está sem rotas definidas.

O aeroporto tem um terminal de passageiros e uma pista de pouso e decolagem com balizamento noturno de 1.500 metros de extensão e 25 metros de largura e pode receber aeronaves com até 40 pessoas.

A ideia do governo é usar o potencial turístico de Barra Grande e de todo litoral piauiense para conquistar companhias aéreas que queiram ofertar voos regulares e assim atrair mais turistas do mundo inteiro.

De Barra Grande ao Delta do Parnaíba Um dos principais destinos do Piauí, a praia de Barra Grande faz parte da Rota das Emoções, um roteiro turístico que une o Ceará, Piauí e Maranhão. Lá tem sol, vento e animação o ano inteiro.

A praia também é um dos melhores "picos" do Brasil para a prática de kite surf, e tem sido o berço de campeões da modalidade de todas as idades.

Barra Grande tem atualmente pelo menos 128 lugares de hospedagem, incluindo hotéis, pousadas, hostels, além de casas de moradores que são alugadas para temporadas

Mas além de Barra Grande, o aeroporto vai ajudar no desenvolvimento econômico e social da região e possibilitar que turistas de todo o mundo conheçam e desfrutem das belezas das praias de Macapá, Marmar, Carnaibinha, Arrombado, Coqueiro, Peito de Moça, Atalaia, em Luis Correia, e Pedra do Sal, em Parnaíba.

O aeroporto de Barra Grande também vai facilitar a ida de turistas ao Delta do Parnaíba, o único em mar aberto nas américas e um dos mais belos do belos lugares do mundo. A entrada ao Delta ocorre, principalmente, pelo Porto dos Tatus, no município de Ilha Grande de Santa Izabel, também no litoral do Piau

Por Luiz Brandão | piauihoje.com

Nenhum comentário: