sábado, abril 29, 2023

Morre aos 98 anos, o ex-prefeito de Parnaíba, professor Lauro Correia

Falecimento Engenheiro Industrial Sr. Lauro Andrade Correia, 98 anos de idade acorrida os 03h da manhã de hoje (29.04.2023) no Hospital Nossa Senhora de Fátima – Parnaíba – PI. O corpo está sendo velado no Cemitério da Igualda em Parnaíba.

Considerado um dos grandes prefeitos que Parnaíba teve
Lauro de Andrade Correia, Engenheiro Industrial graduado pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, casado com Rosette Nunes Correia, já falecida, além de prefeito de Parnaíba no quadriênio 1963 a 1966, foi presidente da Federação das Indústrias do Estado  do Piauí – FIEPI de 1974 a 1982, um dos fundadores da Faculdade de Administração de Parnaíba em 1969 e diretor do Campus Ministro Reis Velloso  da Universidade Federal do Piauí, da qual é professor emérito.

Dr. Lauro Correia foi prefeito de Parnaíba no período de 1963 a 1966, em plena ditadura militar, ainda assim deixou um grande legado aos parnaibanos, sua marca como um dos melhores gestores deste município. Dr. Lauro Correia, grande tribuno, intelectual e escritor, cidadão probo e digno, sempre cavalheiro no trato pessoal. Metódico e organizado, em sua gestão à frente do município de Parnaíba, institucionalizou a bandeira, o hino e o brasão municipais, além de ter contribuído para a legislação local, tomando a iniciativa de leis relacionadas com o código de postura municipal e o plano diretor da cidade. Como principal obra arquitetônica, construiu o Centro Cívico.

Lauro Correia o prefeito:

Nas eleições municipais de 1962 três candidatos disputaram o cargo de prefeito municipal: Cândido Oliveira (UDN), José Oscar Freitas (PSD) e Lauro Andrade Correia (PTB), que foi o vencedor.

Logo que assumiu o cargo, Lauro Correia  enfrentou uma grande batalha pela preservação da integridade territorial do município. A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí  havia aprovado e o Governador Petrônio Portella sancionado as leis que criaram os municípios dos Morros da Mariana e de Bom Princípio, dilacerando o domínio territorial de Parnaíba.  O objetivo principal do desmembramento era beneficiar os candidatos  derrotados, que deveriam ser contemplados com os cargos de prefeito desses povoados.

O prefeito Lauro Correia, derrotado politicamente nesse episódio, foi vitorioso no Supremo Tribunal Federal, que julgou inconstitucionais as referidas leis.

Outra ocorrência relevante durante a  sua gestão foi o envolvimento de políticos do PTB (José Alexandre Caldas Rodrigues, Lauro Andrade Correia, José Nelson de Carvalho Pires,  Ary Castelo Branco Uchoa, João Batista Ferreira da Silva, Benedito Ferraz e outros) no episódio da surra dada em 1965 pelo Coronel do Exército Pedro Borges e outros teresinenses no Capitão dos Portos do Estado do Piauí, Capitão de Corveta  Manuel Jansen Ferreira Neto. Tempos de ditadura militar instalada no país com o golpe de 31 de março de 1964, período em que o direito da força sobrepunha-se à força do direito, com prisões políticas e cassações de mandatos eletivos. Uma das vítimas foi Lauro Correia que sofreu ameaças de prisão.

Lauro Correia foi prefeito de Parnaíba no quadriênio 1963 a 1966, realizando a primeira administração planejada em território piauiense, através dos Planos Quinquenal, Diretor e Urbanístico, bem como dos Códigos de Posturas, de Obras e Tributário.

Outras realizações:

  • – Oficialização do Hino da Parnaíba e de outros Símbolos Municipais: Bandeira, Armas e Selos
  • – aquisição de sede própria para a Prefeitura na Avenida Presidente Vargas
  • – campanha pela construção da Barragem de Boa Esperança
  • – implantação do serviço de abastecimento d´água tratada e canalizada
  • –  Construção do Centro Cívico.

Jornal da Parnaíba com informações de Alcenor Candeira Filho

Nenhum comentário: