Pages

sábado, novembro 19, 2022

OPORTUNIDADE: UFDPar é a primeira do Piauí regionalizar o acesso à universidade

Quem é de Parnaíba e cidades vizinhas terá 20% a mais na nota do Enem

A partir de 2023, estudantes de escolas localizadas na região do entorno da sede da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) poderão fazer opção por concorrer às vagas do bônus regional – acréscimo de 20% na nota do Enem para ingresso na Instituição por meio do Sistema de Seleção UnUFDPar. A instituição é a primeira a criar cota regional no Piauí para ingresso pelo Sisu Unificado (SiSU). A resolução foi assinada pelo reitor Alexandro Marinho em 1º de novembro. 

A medida visa implementar a inclusão regional aos cursos de graduação da UFDPar para candidatos que cursaram o último ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em Instituições de ensino no entorno da área de abrangência da Universidade, que considerará aproximadamente 78 municípios identificados de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas regiões dos Lençóis Maranhenses, Serra da Ibiapaba no Ceará, além do Território da Planície Litorânea no Piauí.

Entusiasta da adoção do processo de regionalização do ingresso na UFDPar, o Reitor Alexandro Marinho afirma que a ideia não é nova e vem sendo tratada já há alguns anos. Ele comemorou a aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e considera um importante avanço: “… desde 2016 que lutamos para que estudantes da região pudessem ter mais acesso as vagas dos cursos existentes na UFDPar, … existe um município próximo, por exemplo, que apenas um aluno conseguiu ingressar na nossa universidade nos últimos oito anos. Precisamos fazer com que a universidade tenha alunos que fomentem o desenvolvimento em toda região.”

O vice-Reitor, Natanael Fontenele, também defendeu o processo de inclusão regional:  “Desejamos que o ingresso a Universidade seja realizado de forma cada vez mais democrática, e que possamos efetivamente promover uma transformação da nossa região, por meio da educação superior de qualidade".

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Algeless Milka Meireles, explica que a nova opção também contribuirá para preenchimento de vagas não ocupadas: “O processo de ingresso regionalizado favorece a participação de estudantes das regiões em torno da universidade, com essa iniciativa, vamos tentar melhorar o índice de ocupação das vagas nos cursos da UFDPar”, comentou.

A  Universidade tem trabalhado para preencher todas as vagas ociosas. Recentemente publicou um processo seletivo complementar disponibilizando 90 vagas, utilizando somente as notas da edição do ENEM 2021, oportunizando o ingresso de novos estudantes. Atualmente são ofertados gratuitamente 12 cursos de Graduação, são eles: Administração, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Pesca, Fisioterapia, Matemática, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Turismo.

Coordenadoria de Comunicação Institucional

Edição de Texto: Joanson Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.