quinta-feira, setembro 29, 2022

Ciro Nogueira acelera entrega de obras públicas no PI a dias da eleição

Ministro da Casa Civil repassou verbas do orçamento secreto para colaborar com eleição de aliados em seu estado natal nos trinta dias anteriores às eleições.

Ciro Nogueira (PP-PI), Ministro da Casa Civil de Bolsonaro.Créditos: Pedro França/Agência Senado

Entregas de ambulâncias, de obras de pavimentação, títulos de propriedades rurais, infra estrutura de abastecimento de água e centros cirúrgicos para o SUS são alguns dos sete eventos que o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), tem se preocupado em comparecer no Piauí, seu estado, ao longo do último mês. O interesse do Ministro seria o de eleger seus aliados no estado, como os candidatos a governador e vice Silvio Mendes (UB) e Iracema Portella (PP). As informações foram publicadas nesta terça-feira (27) no Estadão.

Parte das obras e entregas teriam sido financiadas com verbas do orçamento secreto e Nogueira seria um dos responsáveis pela sua distribuição. Em 21 de setembro, o ministro publicou em suas redes sociais um vídeo dando publicidade à entrega de caminhões de lixo destinados a 38 municípios piauienses. Na ocasião esteve acompanhado do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) Marcelo Moreira.

Junto ao presidente do Incra, Geraldo Moreira Melo Filho, entregou propriedades rurais em dois municípios no interior do Estado. Nessa ocasião também gravou um vídeo para suas redes sociais.

São tantos eventos como esses no Piauí que o ministro tentou tirar férias até o final do primeiro turno das eleições. Mas o anúncio feito na última quinta-feira (22) não foi bem recebido pelo governo, sobretudo pela campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) que conta com a influência de Ciro Nogueira junto ao centrão para levar as eleições ao segundo turno e tentar uma virada. Ele então cancelou as férias no dia seguinte (23).

Dois dias depois, no domingo passado, estava em Parnaíba (PI) inaugurando outra obra, um prolongamento de uma praça central da cidade, apelidada de ‘Champs-Élysées do Piauí’ e que custou cerca de R$ 9 milhões aos cofres públicos – destinados a Nogueira pelo senador Elmano Ferrer (PP) através do orçamento secreto.

Por: revistaforum

Nenhum comentário: