segunda-feira, julho 25, 2022

Histórias e Lendas de Parnaíba: O Sobrado de Dona Auta

Sobrado de Dona Auta, um dos mais antigos da cidade fica localizado na esquina da Rua Duque de Caxias com São Vicente de Paula, em Parnaíba.

O sobradão conserva ainda o típico aspecto colonial, data do século XVIII. A fachada apresenta beiral e seis janelas com sacada de ferro. Foi casa residencial, Capitania dos Portos; e em 1918 serviu de Sede do Banco do Brasil, 1ª Casa Creditória da cidade.

 Ali funcionou também o Quartal de Polícia, Grupo Escolar Miranda Osório e Biblioteca Municipal, atualmente funciona o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba - IHGGP e o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

Auta Rosa Cesária de Castello Branco (Dona Auta)

Dona Auta nasceu a 13 de setembro de 1828 e faleceu a 10 de abril de 1909. Era fazendeira em Parnaíba e dona do Sobrado que fica na esquina da Rua Duque de Caxias com a Rua São Vicente de Paula. Neste mirante dava para ver a chegada e saída dos barcos no Rio Igaraçu.

Dizem que o Mirante ela construiu para ver a chegada, que nunca aconteceu, do amado que partiu para a Guerra do Paraguai. Não se sabe se ele morreu lá. Se se casou. Se apenas não quis mais voltar para a amada. O prédio ficou conhecido como o Sobrado de Dona Auta.

O Sobrado de Dona Auta encerra ainda algumas lendas com várias versões. Pertenceu a uma Dama da sociedade, que viveu um grande sonho de amor. Amou perdidamente um imigrante europeu e, com sua partida, viu o seu sonho frustrado. 

Sabe-se que ela era linda e elegante e que a partir dessa desilusão não mais saiu de casa, ficando reclusa a uma pequena saleta que mandara construir no alto do prédio para que pudesse admirar o panorama da cidade.

Em outra versão admite-se ser Dona Auta uma ex-escrava do Capitão Francisco José Castelo Branco, linda mulata que se enamorou de um imigrante europeu e dele recebeu atenções e este lendário sobrado.

Ainda presume-se, segundo pesquisas e  mais provável, que Dona Auta foi a primeira esposa de Francisco José Castelo Branco, dono do velho sobrado.

Fonte: https://www.jornaldaparnaiba.com/2014/08/sobrado-de-dona-auta.html

Nenhum comentário: