quinta-feira, junho 16, 2022

E O Parnahyba? A História do time que se confunde com a da Parnaíba

A história do Parnahyba, primeiro clube piauiense de futebol fundado, muito se confunde com a história da cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.


A história do Parnahyba, primeiro clube piauiense de futebol fundado, muito se confunde com a história da cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. A cidade de Parnaíba foi o berço do futebol piauiense, através dos ingleses que moravam ali, que foram os principais incentivadores do esporte no município. Do revanchisPalavrasmo liverpuldiano, entre Liverpool e Everton, para o Piauiense, entre Parnahyba e International:

Camisa Azul x Camisa Vermelha: o primeiro clássico piauiense

Busto de José de Moraes Correia, na cidade de Parnaíba

Através da Casa Inglesa e da Companhia de Navegação Booth-line, dois comércios da cidade e com sede em Liverpool, na Inglaterra, o futebol foi difundido na cidade. Com as cores tradicionais de Liverpool (vermelho) e Everton (azul), maior clássico do futebol mundial à época, foram criados o ‘Camisa Vermelha’, que no futuro ficou conhecido por International Athletic Club, e o ‘Camisa Azul’, que mais tarde ficou conhecido por Parnahyba Sport Clube.

O Camisa Vermelha era influenciado pelo Liverpool e foi fundado pelo empresário Septimus Clark, já o Camisa Azul era influenciado pelo Evertone e foi fundado por José de Moraes Correia. Dessa maneira, surgiram os dois primeiros clubes do Piauí, sobretudo o Tubarão do Litoral.

Através da Casa Inglesa e da Companhia de Navegação Booth-line, dois comércios da cidade e com sede em Liverpool, na Inglaterra, o futebol foi difundido na cidade. Com as cores tradicionais de Liverpool (vermelho) e Everton (azul), maior clássico do futebol mundial à época, foram criados o ‘Camisa Vermelha’, que no futuro ficou conhecido por International Athletic Club, e o ‘Camisa Azul’, que mais tarde ficou conhecido por Parnahyba Sport Clube. 

O Camisa Vermelha era influenciado pelo Liverpool e foi fundado pelo empresário Septimus Clark, já o Camisa Azul era influenciado pelo Evertone e foi fundado por José de Moraes Correia. Dessa maneira, surgiram os dois primeiros clubes do Piauí, sobretudo o Tubarão do Litoral.

Do Camisa Azul ao Parnahyba Sport Club

Com o escudo estampado, a camisa totalmente branca, o calção totalmente azul e as meias totalmente pretas, o Camisa Azul se transformava em Parnahyba Sport Club. Mesmo antes da fundação, o clube já era chamado de “o mais querido” pela sua torcida, apelido que continuei após a fundação, no dia 1º de maio de 1913.

Primeira diretoria azulina ficou composta desta maneira: José de Moraes Correia (Presidente); Ozias de Moraes Correia (Vice-Presidente); Colibri Alves (Secretário); Oton Ramos (Tesoureiro); Hilton Lopes (Orador); José Leite (Diretor de Esporte); Mario Reis (Diretor Técnico).

Estádios do Parnahyba

Estádio Petrônio Portela, na década de 20.

Estádio Petrônio Portela, na década de 20.

No início, os clássicos aconteciam nas ruas, mas com o crescimento do esporte, foi necessário a construção de um estádio. O Parnahyba construiu um estádio no centro da cidade, próximo ao Colégio São Luiz Gonzaga, o mais famoso da cidade. Mas, com a desativação do International em 1929, o estádio Petrônio Portela foi dado ao azulino, onde o clube treina até hoje.

A Liga Sportiva Parnahybana e os títulos

Em 1916, com o Campeonato Piauiense em sua primeira edição, na forma de Ligas (Parnaíbana e Teresinense), o Parnahyba se sagrava campeão piauiense. Até hoje o clube do litoral é considerado o primeiro clube campeão no Piauí.

Nas décadas de 20, 30 e 40, o Parnahyba ainda conquistou mais seis títulos (1924, 1925, 1927, 1929, 1930  e 1940). A partir de 1941, como aconteceu em todos os estados do país, as ligas foram substituídas pelas atuais Federações.

Jogos interestaduais e excursões

Na década de 20, a fama do Parnahyba começava a aumentar e o clube começou a fazer e receber excursões de clubes de outros estados. Em 1920, o Tubarão enfrentou o Football Athletic Club (F.A.C.) do Maranhão em duas oportunidades. A primeira, com um empate em 2×2, já a segunda, o clube azulino saiu vitorioso por 2×1.

Em 1922, também no litoral, foi a vez do Guarany Atlético Clube, da cidade de Fortaleza, disputando a “Taça Ceará-Piauí”, no primeiro confronto, o Parnahyba perdeu pelo placar de 1 a 0, dia 12 de janeiro. Pela “Taça Guarany”, dia 15, o Parnahyba vence o Guarany por 2 a 0. Na terceira partida, valendo a “Taça Iracema”, dia 19, o Tubarão goleia a equipe cearense por 4 a 0. Pela última partida entre as duas equipes, dia 22 de janeiro, o Tubarão venceu o confronto por 3 a 1, ficando com a “Taça Parnaíba”.

A equipe azulina, basicamente, era composta por Aderson, Basílio, Xixico, Albino, Brandão, Antônio, Colibri, Lyra, Zeca, Milton Ramos e Milton Moreira.

Seca de títulos

Parnahyba em 1976, quando chegou perto de quebrar o tabu, sendo vice-campeão.

Entres os anos de 1940 e 2003, o Parnahyba não conquistou nenhum título estadual. Viveu momentos difíceis, já que, inicialmente, não conseguiu se adaptar da era amadora para a era profissional, com a chegada da Federação de Futebol do Piauí. Nesses anos, porém, o Parnahyba acabou disputando a Liga Parnaibana e conquistou 9 títulos municipais.

Era e Glória do Tri-Campeonato


A partir do ano de 2004 começava as eras de glória do Parnahyba Sport Club, com um tri-campeonato piauiense. 2004, 2005 e 2006, três campeonatos que o Tubarão conquistou após mais de 60 anos sem um título estadual e que também foram os primeiros títulos da era FFP do clube.

O elenco do título de 2004 foi formado basicamente por: Rodrigues, André, Wellington (goleiros), Jadilson, Puxa, Eridon, Marcelão, Marcelo Sabiá, Júnior Juazeiro, Toni, Gildázio, Alcimar, Cipó, Jean Maranhense, Danilo, Ednardo, Acácio, Alessandro, Cleiton Cearense, Damisson, Dindô, Franciélio, Gleyson, Jamerson, Marcelinho, Marreco, Roger, Sibiraba e Totonho, passando por esse período os técnicos Nelson de Oliveira Mourão e Flávio José Araújo.

Pedro Alelaf: maior ídolo

Pedro Alelaf nos anos 2000. Foto: Acervo familiar

Pedro Alelaf é o maior ídolo da história do Parnahyba, tanto que é até hoje o nome do estádio em que o Tubarão manda os seus jogos. Pedro Alelaf foi jogador entre o ano de 1938 e 1946, onde conquistou um título estadual e 5 títulos municipais.

A partir do ano de sua aposentadoria, em 1946, ele se tornou presidente do clube, onde se manteve até o dia 13 de abril de 2004, quando morreu e não viu o clube que comandou por décadas ganhar o primeiro título piauiense da era profissional. É considerado até hoje como ‘O Eterno Presidente’.

Mais títulos e atualidade

Parnahyba bi-campeão piauiense em 2013.

O Parnahyba depois do tri-campeonato de 2006 passou mais uma seca, engatou 6 anos sem conquistar nenhum título e em 2012 fez o clube conquistar seu 12º título estadual. Em 2013, ano de seu centenário, o clube conquistou o bi-campeonato piauiense, sendo também o último conquistado em sua história até o momento. Em 2017, no entanto, o clube conquistou a Copa Piauí, título que rendeu vaga nas competições nacionais ao clube.

O Parnahyba é muito tradicional e sempre está disputando títulos, mas não consegue engatar uma sequencia ganhadora desde 2013. No ano de 2021, o clube brigou ferozmente pela disputa do título, mesmo passando por várias adversidades.

Neste ano de 2022 com trabalho da nova diretoria, tendo a frente o Presidente Eureliano Barros ,o Parnahyba é o atual vice-campeão Piauiense , disputará a pré-Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D.

Além do Excelente trabalho nas categorias de base com time Sub-20 que disputa o Campeonato Piauiense da categoria, que dá direito aos dois melhores colocados a disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior.

Essa é a história do Parnahyba. O clube que nasceu para rivalizar os ingleses, com a cor do Everton, seu primo mais próximo, viveu momentos de fraqueza, mas em 2004 “renasceu” como o maior campeão do interior do Piauí.

Fonte: Cayo Vinicius lMercado do Futebol – Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: