quarta-feira, setembro 29, 2021

Secretaria Nacional de Aviação autoriza PPP do Aeroporto de Parnaíba

A Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, aprovou a concessão público-privada do Aeroporto de Parnaíba, que autoriza a execução do projeto da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc) para a gestão do equipamento público.

Aeroporto de Parnaíba Foto: Gabriel Tôrres/CT
A autorização ocorreu por meio da portaria nº1.127, que foi assinada no dia 24 de setembro. Com a PPP autorizada, o Aeroporto de Parnaíba pode ser a porta de chegada de turistas que pretendem conhecer praias piauienses e cearenses, além do Delta, único das Américas em mar aberto.

Segundo a Suparc, o Aeroporto Internacional vai fortalecer o turismo na região da Rota das Emoções que inclui, além do Piauí e Ceará, o estado do Maranhão. A infraestrutura prevista no projeto de PPP deve ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais.

A PPP do Aeroporto de Parnaíba segue para procedimento licitatório, por meio de concorrência pública, para prestar serviços públicos de administração, conservação, recuperação, manutenção, implantação de melhorias e operação aeroportuária do espaço, que deve receber voos nacionais e internacionais.

A parceria consiste na contratação de uma concessão patrocinada, por um período de 32 anos, com projeção total de investimento de R$ 106.562.767,09. Além disso, a estrutura em funcionamento permite que produtores do litoral piauiense possam escoar a produção para todo o mundo, reduzindo fretes em razão da localização geográfica estratégica do aeroporto.

Publicado por Chamada Geral

Nenhum comentário: