quinta-feira, março 04, 2021

Apenas 20% dos vereadores eleitos no Piauí são mulheres

(Imagem ilustrativa)
Dos 2.072 vereadores eleitos nos municípios piauienses em 2020, apenas 417 são do sexo feminino. Isso significa que as mulheres representam apenas 20,1% do total de parlamentares eleitos para as câmaras municipais do Piauí. Os dados fazem parte do estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, produzido pelo IBGE.

A proporção de vereadoras cresceu no Piauí: em 2016, elas eram apenas 16,9% do total de eleitos. Ainda assim, o índice de 20,1% obtido em 2020 está longe de representar a população feminina do estado, já que as mulheres compõem 51,8% do total de habitantes do Piauí, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2019.

O cenário é ainda pior em outros 23 estados do país, que têm proporções de vereadoras inferiores ao Piauí. O terceiro maior índice de mulheres eleitas para as câmaras municipais em 2020 é do Piauí, atrás apenas do Acre (20,8%) e do Rio Grande do Norte (21,8%). A menor proporção é do Rio de Janeiro, onde apenas 9,8% dos parlamentares municipais são mulheres. Considerando todo o Brasil, somente 16% dos vereadores eleitos são do sexo feminino.

A representatividade melhora na Câmara dos Deputados: 40% dos deputados federais piauienses em exercício em 2020 eram mulheres. Em números absolutos, 4 dos 10 parlamentares em atividade eram do sexo feminino. O Piauí também tem a terceira maior proporção de deputadas federais, atrás apenas do Distrito Federal e do Acre, ambos com 50%.

A realidade do Piauí contrasta com o percentual do Brasil, pois, considerando todo o país, apenas 14,8% dos deputados federais em exercício eram do sexo feminino. O menor índice é de Pernambuco, onde 4% dos parlamentares eram mulheres. Amazonas, Maranhão e Sergipe não tinham nenhuma deputada federal em exercício em 2020.

Fonte: Com informações da Ascom/IBGE

Nenhum comentário: