domingo, fevereiro 14, 2021

Ministério da Saúde enviará novas vacinas contra Covid-19 ao PI dia 23

Um total de 4,8 milhões de doses devem ser entregues às 27 Unidades Federativas, seguindo critérios previamente definidos no Plano Nacional para Operacionalização da vacinação contra a Covid-19 (PNO).

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, explica que assim que os novos lotes chegarem, em até 12 horas, as doses são distribuídas aos municípios piauienses tanto pelo transporte aéreo como rodoviário. A expectativa é que idosos a partir de 75 anos entrem na nova fase da vacinação.

O secretário garante, ainda, que a segunda dose dos públicos-alvos que já foram vacinados na primeira está garantida.

“Nós garantimos que para os públicos-alvos que estão previstos no programa nacional de imunização e que já tivemos autorização para vacinação não haverá falta de vacina porque além de nos preocuparmos com a distribuição mais rápida possível, nos preocupamos com a segurança da campanha reservando a quantidade suficiente para a segunda dose”, explica.

Segundo dados do vacinômetro da Sesapi, 53.492 pessoas já receberam a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 no Piauí e 36 completaram o esquema de imunização com a segunda aplicação do imunizante.

No grupo prioritário da primeira fase de vacinação estão trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência institucionalizadas, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas em abrigos, idosos com 90 anos ou mais e indígenas. No entanto, nenhum índio no Piauí ainda foi vacinado contra a Covid-19. Nesta semana, o cacique Henrique Manoel do Nascimento, coordenador da Apoinme (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do NE, MG e ES), contou que os povos em território piauiense foram excluídos do Plano Nacional de Vacinação do governo federal.

Meio Norte l Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: