quarta-feira, fevereiro 17, 2021

Em 24 horas, Parnaíba registra metade da média de chuva prevista para fevereiro

A cidade de Parnaíba, localizada no litoral do Piauí, foi atingida por uma forte chuva na noite desta terça-feira (16) e madrugada desta quarta-feira (17). Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o município registrou metade da média de chuva prevista para o mês de fevereiro em apenas 24 horas.

De acordo com o climatologista, Werton Costa, a previsão era de que, em Parnaíba, a média de chuvas registrada fosse em torno de 250 mm durante todo o mês. Contudo, somente nas últimas horas, a estação Nossa Senhora do Carmo, localizada no município, registrou um acumulado de 127 mm, o equivalente a metade do esperado para fevereiro. O climatologista explica ainda que a intensificação das chuvas na região está relacionada a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema que atua com maior intensidade na segunda quinzena do mês de fevereiro. “A ZCIT é o principal sistema que promove chuvas na região Nordeste, principalmente na faixa atlântica e norte da região. Esse sistema canaliza umidade do oceano Atlântico e interioriza no continente, provocando grandes instabilidades”, arma

“Embora tenhamos uma condição adversa no oceano Atlântico, as águas do oceano estão mais frias, o que durante um bom tempo impedia a entrada do canal de umidade. A ZCIT mostrou a sua pungência e provocou não só no litoral, mas nas cidades do Vale do Longá e na faixa sertaneja, volumes expressivos de precipitação”, finaliza. Chuva causa prejuízo a moradores em Parnaíba A chuva registrada em Parnaíba nesta terça-feira (16), causou prejuízos para famílias residentes no entorno do Piscinão. De acordo com a Prefeitura de Parnaíba, a Defesa Civil Municipal e diversas entidades do município estão atuando para amenizar os transtornos ocasionados pela forte precipitação que assolou a cidade nas últimas horas. De acordo com a Prefeitura de Parnaíba, equipes realizaram visitas a todas as famílias atingidas e constataram não haver moradores alagados ou desabrigados. "Todas as equipes da Prefeitura estarão 24 horas de plantão nos Bairros atingidos pelas fortes chuvas, monitorando a situação e prontas para amenizar os incômodos aos moradores, inclusive com equipes de engenheiros, técnicos, assistentes sociais, equipes da área da saúde e pessoal de apoio", informou em nota.

Fonte: Portal O Dia

Nenhum comentário: