segunda-feira, janeiro 18, 2021

Médico obstetra de 75 anos é o primeiro a receber vacina contra Covid-19 no Piauí

O médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, foi o primeiro piauiense a ser vacinado contra a Covid-19 na tarde desta segunda-feia (18). O profissional, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa, já realizou em torno de 20 mil partos durante sua carreira e fez o terceiro parto da história da MDER.
Médico obstetra Joaquim Vaz Parente, 75 anos, foi o primeiro imunizado no Piauí
(Foto: Roberta Aline / Cidade Verde)

"Depois de uma estrada sinuosa, permeada de momentos de escuridão, com uma certa atenuação, mas nunca sem que se conseguisse enxergar alguma luz. Esse momento pode ser coroado com o aparecimento desta luz no fim do túnel, que para nós pode representar o primeiro processo de estagnação, a primeira barreira a ser erguida contra esta pandemia que tanto tem assolado o mundo, o Brasil e o nosso Piauí", declarou o médico após a vacinação.

 

A imunização teve início às 17 horas desta segunda, no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Durante a cerimônia foram imunizados seis profissionais de saúde, cinco deles trabalham em unidades hospitalares que compõem a rede estadual e a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, de 77 anos.
Os profissionais atuam no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella; Hospital Getúlio Vargas; Hospital da Polícia Militar; Hospital Infantil Lucídio Portella e Maternidade Dona Evangelina Rosa.
(Foto: Roberta Aline / Cidade Verde)
Além de Joaquim Vaz e de Amariles Borba, foram imunizadas: a técnica em enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas. a enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos de 33 anos, que atua na UTI Covid-19 do Hospital Natan Portella, e foi responsável por receber o primeiro paciente com o vírus na unidade de saúde.
(Foto: Roberta Aline / Cidade Verde)
E ainda: a técnica em enfermagem Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, da UTI Covid-19, do Hospital Infantil Lucídio Portella. Ela atua há 35 anos na unidade saúde e a enfermeira Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, da ala Covid-19 do Hospital da Polícia Militar. Ela atua há 26 anos na profissão.

O Piauí está recebendo do Ministério da Saúde 61.160 doses da vacina CoronaVac. Serão 28.651 mil doses para profissionais da saúde, 10 para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas.
(Foto: Roberta Aline / Cidade Verde)
Segundo a Sesapi, o quantitativo engloba tanto a primeira e a segunda dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí.

G1 PI I Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: