quinta-feira, janeiro 21, 2021

Lacen aumenta capacidade para 2 mil testes diários da covid-19

Lacen em Teresina Piauí Foto: Marcelo Cardoso/GP1
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou nesta quarta-feira (20) que adquiriu dois novos extratores automáticos de RNA/DNA para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que vai aumentar a capacidade técnica de exames de Covid-19 tipo RT-PCR.

O laboratório realiza em média de 800 mil exames por dia, com os novos aparelhos a capacidade vai aumentar para dois mil, segundo a Diretoria do Lacen-PI. O tempo de entrega, dos exames realizados para o diagnóstico do coronavírus, é de 48 horas, mas devido ao aumento do número de testes, neste início de ano, o prazo foi estendido para 72 horas. O laboratório funciona 24 horas, sete dias por semana.

Na unidade são realizados os testes de RT-PCR, que tem como objetivo diagnosticar a doença por meio da detecção do material genético do novo coronavírus na amostra examinada, ele é classificado como padrão ouro na detecção do vírus.O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí também realiza o teste sorológicos de anticorpos para Covid-19 por quimioluminescência, metodologia que possui sensibilidade e especificidade maior do que o teste rápido.

O exame, feito através de amostras de sangue, detecta a presença de anticorpos IgM e IgG, formando um perfil sorológico para saber se a pessoa testada já esteve em contato com o vírus ou não.

GP1 I Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: