terça-feira, novembro 17, 2020

Mão Santa reeleito!

Por: Hudson Veras

Ontem se concretizou o que quase todos já sabiam/previam, Mão Santa foi reeleito prefeito de Parnaíba. O que pouca gente previu foi que diferença entre o primeiro e segundo colocado fosse tão grande como se mostrou no final da apuração. O atual prefeito venceu com 68,34% dos votos (52.075 votos), o segundo colocado Dr: Hélio alcançou 26,41% (20.123 votos), uma diferença de quase 32 mil votos. 
Prefeito Mão Santa, reeleito com votação recorde em Parnaíba
Os motivos que levaram a oposição para essa situação foram as mais diversas. Primeiro a desistência de Zé Hamilton em ser candidato. De longe era o nome mais forte naquele momento entre os líderes de oposição. Segundo o próprio Zé Hamilton (foram problemas de saúde, e também a pandemia da covid-19) que fizeram com que ele desistisse de ser candidato. Ele tinha todo o direito de desistir da candidatura, mas o que não poderia fazer, mas fez, foi de segurar a candidatura até quando quis. 

Primeiro porque ele não apresentou nenhuma doença que tenha sido desenvolvida de repente. Segundo porque a pandemia assola o Brasil desde março. Zé Hamilton só foi comunicar no mês de agosto aos partidos de oposição que não seria candidato. 

Mão Santa trabalhava a reeleição desde 2017 – Dr: Hélio foi colocado como candidato na segunda quinzena do mês de agosto, pouco menos de três meses para o pleito. Tudo isso por conta que as oposições depositaram todas as fichas e respeito na eventual candidatura de Zé Hamilton. E um nome de oposição para uma eleição não se constrói em cima do pleito. 

Má articulação com os outros partidos, composição de chapa que foi feita sem escutar os grupos de oposição, etc. Se for enumerar as falhas da campanha e a forma equivocada que a chapa nasceu, seriam umas três laudas de texto. Mas eram tão evidentes que nem precisava ser marqueteiro político para saber o resultado final. Claro que a retórica política era a da vitória, mas puramente retórica. 

Com todas as cartas na mesa, o Mão Santa correu fácil para a reeleição, dessa vez com o Beto Teles como vice (Beto genro do Zé Hamilton). O resultado final todos sabem como de processou. Mão Santa reeleito, com uma vantagem enorme. Dentro desse resultado de ontem, o Hélio é o menos culpado. 

Mas como tudo é aprendizado, a oposição vai ter quatro anos para preparar um nome, fortalecer alguém que possa ao menos fazer uma campanha com tempo de mobilização que uma eleição majoritária necessita. E a partir de agora não deposite todas as esperanças em um só nome.

Um comentário:

Arteiro Melo disse...

De lavada. Grande VITÓRIA do nosso prefeito que sempre foi hostilizado pela esquerda nefasta....!!!Parabéns Mão Santa....!!!👏👏👏🤜🤛