domingo, setembro 06, 2020

Bióloga confirma tubarões em praia do litoral do Piauí

Um grupo de cinco tubarões juvenis possivelmente da espécie lixa (enfermeiro) foi visto na manhã deste domingo (06) pela bióloga Geórgia Aragão.

Os tubarões foram vistos pela primeira vez na quarta-feira (02) (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Neste domingo (06), a bióloga Geórgia Aragão, especialista em tubarões, confirmou a presença de tubarões no litoral piauiense e fez um alerta aos banhistas. Na última quarta-feira (02), turistas que estavam na Praia do Coqueiro, em Luiz Correia, litoral do Piauí, avistaram tubarões próximos à beira mar. Em um vídeo que circulou pelas redes sociais é possível ver três animais nadando perto da praia. 

“Estamos confirmando a presença de tubarões na Praia do Coqueiro. Tem um grupo de tubarões muito próximo à área de praia, na área de arrebentação, e hoje de manhã o grupo estava nas proximidades do Aimberê [hotel]. A indicação é que não se deve entrar na água”, disse.

A bióloga destacou ainda que não se sabe qual é a espécie de tubarões que está no Piauí, entretanto, por questões de segurança, a recomendação é de que os banhistas evitem todas as praias do litoral.

“[Eles] estão sendo avistados no Coqueiro, mas esses tubarões não ficam fixos em uma área muito curta e nosso litoral também é muito pequeno, então eles podem estar peregrinando pelo litoral. Não entrem na água porque tem tubarões, sim!”, enfatizou Geórgia Aragão, destacando que o grupo é formado por tubarões jovens e de porte médio.

Geórgia Aragão comentou que as imagens do vídeo foram analisadas e, apesar da baixa qualidade, é possível observar um padrão de barbatanas que parecia ser de golfinho. No entanto, neste domingo foi avistado pela própria bióloga um grupo de cinco tubarões jovens na mesma praia, levando a crer que sejam os mesmo registrados no vídeo do dia 02 de setembro.

Para a bióloga, esses animais possivelmente estão em busca de comida, alimentando-se de cardumes que ficam na zona de arrebentação.

Confira o vídeo:

Após a confirmação da presença dos tubarões no litoral piauiense, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) emitiu nota informando que entrou em contato com a bióloga Geórgia Aragão sobre o caso e que também já entrou em contato com as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Corpo de Bombeiros e CIPTUR para orientações dos turistas. Além disso, a Secretaria pede que os visitantes evitem entrar na água.


Por Isabela Lopes/O Dia | Edição: Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Antônio araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.