segunda-feira, agosto 03, 2020

Prefeitura implanta 1º Centro de Referência Covid-19 em Parnaíba

Prefeitura de Parnaíba implanta 1º Centro de Referência Covid-19 no Bairro do Carmo; Três serão instalados no município.

UBS Demerval Décimo Lopes, módulo 8, no Bairro do Carmo
UBS Demerval Décimo Lopes, módulo 8, no Bairro do Carmo
Desde que o período da pandemia teve início em Parnaíba, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, realiza diversas ações de enfrentamento ao novo coronavírus, como a estruturação de Hospital de Campanha e o exitoso programa de Testagem Rápida em massa nos bairros, para detectar precocemente o vírus e disponibilizar suporte clínico, psicológico e medicação aos pacientes com resultados positivos nos exames. E para reforçar ainda mais as medidas preventivas, a Prefeitura de Parnaíba instalará três Centros de Referência Covid-19 (CRC). O primeiro deles já foi implantado e está em funcionamento na UBS Demerval Décimo Lopes, módulo 8, no Bairro do Carmo, para atendimento a todas as localidades da região central do município, entre elas Mendonça Clark, Cantagalo, São José, Nova Parnaíba.

Com equipe médica, de enfermeiros e técnicos de enfermagem, o espaço funcionará das 13h às 21h, em horário que permite que as pessoas sintomáticas ao vírus façam o teste rápido de forma mais ordenada e sem o fluxo normal de atendimento da UBS no período da manhã. O responsável técnico da UBS do Bairro do Carmo, enfermeiro Artur Costa, informa que o Centro de Referência Covid-19 é um programa de continuidade das testagens e orientações sobre o novo coronavírus, implantado nas estruturas da Atenção Básica do município como importante auxílio nos esforços da Prefeitura de Parnaíba, podendo realizar dezenas de testagens por dia.

Os profissionais reservaram um espaço adequado para a coleta de sangue para o exame, e os sintomáticos passam por triagem médica antes de realizar o teste rápido. A UBS Demerval Décimo Lopes funciona em horário normal das 8h às 12h, e das 13h às 21h para o atendimento a testes rápidos de casos sintomáticos de Covid-19.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: