segunda-feira, agosto 24, 2020

Parnaibano, você conhece a Estação Floriópolis inaugurada em 1922?

A Estação Floriópolis foi inaugurada em 1922, com a linha férrea entre Luiz Correia e Cocal.

Inaugurada no dia 1º de maio de 1922, no auge da Estrada de Ferro Central do Piauí (EFCP) que ligava o litoral do Piauí ao restante do estado, a estação continuou operando até 1979, quando foi desativada.
Restaurada em novembro de 2010 através de um programa e recurso federal. A Estação Floriópolis é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Apesar de restaurada a antiga estação ferroviária precisa de intervenções do poder público tais como um bom acesso, placas indicativas para se chegar até lá e bastante divulgação pelos órgão de turismo do estado e município. Devido a pouca ou nenhuma divulgação de sua existência aos turistas ou até mesmo aos parnaibanos, em sua maioria desconhecem a existência do local.

O nome Floriópolis é uma homenagem do Engenheiro Dr. Miguel Bacellar, que construiu a estação, a sua esposa Florrie Clark Bacellar. 

A estação é uma legítima representante dos anos áureos do transporte ferroviário no estado do Piauí. Digna de cartão postal, a velha estação ferroviária fica por trás do conjunto residencial Jardim Vitória na BR 343, entre Parnaíba e Luiz Correia (PI)

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Unknown disse...

Conheço sim!!uma vez ou outra vou passear aí!!