segunda-feira, agosto 17, 2020

Bares e restaurantes nas praias do Piauí ainda não podem funcionar, segundo decreto do governo do estado

Decreto prevê a reabertura dos estabelecimentos de alimentação a partir de hoje, exceto nas cidades de Floriano, Picos, Piripiri e Bom Jesus, onde há alto risco de contaminação.

Apesar do decreto estadual publicado no último dia 13 de agosto, que autoriza a reabertura de bares e restaurantes a partir desta segunda-feira (17) no Piauí, aqueles estabelecimentos situados nas orlas das praias no litoral não poderão funcionar ainda. É que no entendimento do Governo do Estado, este segmento é um dos maiores impulsionadores da formação de aglomerações, o que poderia acarretar um aumento na transmissão do coronavírus.

Pelo decreto, o atendimento presencial e o consumo no próprio estabelecimento dos serviços de alimentação e bebidas situados em praias e balneários; além dos serviços de turismo em parques, praias, balneários, cacheiras, museus, bibliotecas e zoológicos, seguem suspensos mesmo com a nova etapa da reabertura.  Estes serviços só têm sua reabertura prevista para acontecer no dia 08 de setembro.

Também não reabrirão nesta segunda (17) os serviços turísticos nos municípios localizados nas regiões de Cocais, Vales dos Rios Piauí e Itaueira, Tabuleiros do Alto Parnaíba, Vale do Rio Guaribas, Chapada do Vale do Rio Itaim e Chapada das Mangabeiras. Os bares e restaurantes das cidades de Piripiri, Floriano, Picos e Bom Jesus, cujo índice epidemiológico de transmissão da covid-19 encontra-se alto, não vão podem retomar suas atividades no dia de hoje.

“Em Floriano, avaliamos na semana passada e a Prefeitura Municipal de lá não vai autoriza a abertura de bares e restaurantes por causa da transmissão na região que aumentou. O que pesou é que desde a semana passada, já vínhamos constatando um aumento dos óbitos, em função principal da fronteira com o Maranhão, que tem elevado os índices. A região de Floriano é a única que está aumentando a transmissão no Estado”, explicou o secretário estadual de planejamento, Antônio Neto.

Fonte: Maria Clara Estrela/O Dia | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: