sábado, junho 20, 2020

Covid-19: testagem em larga escala chega ao Bairro João XXIII, em Parnaíba

Prefeitura de Parnaíba realiza centenas de testes rápidos Covid-19 no Bairro João XXIII
Em mais uma etapa do mutirão itinerante de testagem em massa para casos suspeitos Covid-19 nos bairros, a Prefeitura de Parnaíba, através dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o SESC-PI, realiza as ações no Bairro João XXIII, nos dias 18 e 19 de junho. Para fazer o teste rápido, o paciente passa por uma triagem para saber se os sintomas gripais se enquadram nas especificações do exame para detectar a presença do vírus no organismo. O Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, determinou que a Secretaria Municipal de Saúde realizasse a testagem em todas as regiões da cidade.
O SESC-PI disponibilizou uma carreata equipada para a realização dos testes rápidos. As ações contam com o apoio de agentes da Guarda Patrimonial de Parnaíba e de servidores de outras Secretarias Municipais, a exemplo da SEDESC. Centenas de exames já foram realizados em bairros desde o início do projeto itinerante.
A Coordenadora da Atenção Básica do município de Parnaíba, Lana Ibiapina, informa que, apesar de a procura ser grande pelo exame, a população está compreendendo que a prioridade dos testes rápidos é para o público que apresenta sintomas gripais agudos, e que já está com algum desconforto físico. “Os testes rápidos identificam anticorpos contra o coronavírus no organismo de sete a dez dias depois que a pessoa se infectou. 
As pessoas que apresentam resultado positivo para Covid-19 são encaminhadas para tratamento domiciliar, com recebimento de medicação e acompanhamento clinico, psicológico e de assistência social, quando necessário. Com o diagnóstico precoce da doença, minimizamos o risco de disseminação do vírus e aumentamos de forma significativa a chance de salvarmos vidas”, ressaltou.


Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

---------------------------------
-------------------------------