sexta-feira, maio 22, 2020

Pescadores denunciam que estão cercando o rio e lagoa da Gameleira em Parnaíba

Povoado Gameleira: Ao fundo as dunas da Lagoa do
Foto: André Carvalho do PHB Drones
Têm chegado ao Jornal da Parnaíba diversas denúncias de que estão cercando as margens do Rio Gameleira, um dos rios da bacia que deságua na Lagoa do Portinho. A denúncia parte principalmente de pescadores das proximidades da lagoa do povoado Gameleira. Segundo esses pescadores está cada dia mais difícil a atividade naquela região, pois com as cercas fica quase impossível chegar a lagoa sem ter que invadir as cercas.

Fica aqui o alerta para que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR tome providências para evitar que pessoas se apossem das margens do rio e da lagoa da Gameleira.
Povoado Gameleira: Ao fundo as dunas da Lagoa do Portinho
Foto: André Carvalho do PHB Drones
Rio e Lagoa da Gameleira
Essa lagoa do município de Parnaíba fica a 8 km da BR 402 que liga Parnaíba (PI) a Chaval (CE). As águas da lagoa do Povoado Gameleira deságua no Rio Portinho que abastece a paradisíaca Lagoa do Portinho.

Lagoa do Portinho
A Lagoa do Portinho é um manancial costeiro localizado entre os municípios de Parnaíba e Luiz Correia e apresenta uma área de aproximadamente 5,62 km², estendendo-se por 9 km no sentido Norte-Sul, com largura variável entre 0,2 e 1,6 km. Estende-se pela zona rural dos municípios de Parnaíba e Luiz Correia abrangendo os povoados do Carpina, Gameleira, Portinho, Cearazinho e Santo Antônio.

Lagoa da Gameleira em Parnaíba

A lagoa do Portinho é abastecida pelos Rios/Riachos Portinho, Brandão, Marruás, Gameleira, Braz, São Miguel, Mundo Novo e outros. Com exceção do Rio Portinho, todos os demais rios são intermitentes, apresentando no período da estiagem, leitos completamente secos.

Por José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: