sexta-feira, maio 01, 2020

Mercados de Parnaíba são desinfectados em ações preventivas ao contágio de Covid-19

O trabalho de enfrentamento da Covid-19 realizado pela Prefeitura de Parnaíba, através das Vigilâncias em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, tem sido fundamental para o controle da doença na região. A desinfecção de áreas de maior concentração de pessoas na cidade é feita desde o início da quarentena, e continua de forma sistemática e em diversos pontos do município, como praças, mercados, logradouros públicos.

Em recente ação nos mercados municipais da Caramuru, Fátima, Quarenta e Guarita, os agentes da Vigilância Ambiental aplicaram solução à base de cloro para a desinfecção desses espaços, que rotineiramente concentram aglomeração e podem se tornar potenciais focos de contágio do Coronavírus. A Empresa Parnaibana de Serviços (EMPA), responsável pela manutenção e limpeza dos mercados municipais, também mantém a rotina de conservação dessas áreas. 

Para a Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, os trabalhos de higienização e a desinfecção dos mercados e espaços públicos de Parnaíba são de extrema importância porque reduzem a possibilidade de contaminação nos locais. “Vamos ampliar essas ações para mais áreas da cidade. De acordo com especialistas, o Sars-Cov-2 (vírus da covid-19) pode se espalhar por meio de pequenas gotículas liberadas pela pessoa infectada, e essas partículas podem ficar em superfícies metálicas por horas ou até dias, por isso, esse serviço de higienização e desinfecção é essencial”, explica.
Rejane Moreira faz uma avaliação positiva da ação e disse que dezenas de espaços já foram higienizados até agora no município. O trabalho dos agentes da Vigilância Ambiental vai continuar até o final do período de quarentena. 

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: