quinta-feira, abril 16, 2020

Ventilador mecânico desenvolvido em Parnaíba com baixo custo

Ventilador mecânico desenvolvido em Parnaíba
O Fisioterapeuta Kelson Sales da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), desenvolveu um ventilador pulmonar mecânico de baixo custo. O projeto foi desenvolvido no HEDA em Parnaíba-PI, onde contou com a colaboração dos fisioterapeutas Thiago Judah e João Dutra.

O desenvolvimento é fruto de uma parceria do Serviço Escola de Fisioterapia (UFDPar) com o HEDA. O equipamento já passou pela fase de teste em pulmão artificial e demonstrou bom desempenho e segurança.
Fisioterapeuta Kelson Sales da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)
Uma empresa cearense de produtos hospitalares vai trabalhar a finalização do protótipo e buscar autorização junto das autoridades públicas para a produção do equipamento.

Segundo Kelson Sales, o ventilador mecânico pode ser aplicado na urgência, para transporte e para o uso do paciente por longos períodos.

No atual cenário de pandemia estes equipamentos estão inflacionados e escassos no mercado. A média de preço de um ventilador convencional é em torno de US$ 15.000,00, enquanto o ventilador desenvolvido em Parnaíba, gira perto dos US$ 400.

Publicado na página do Facebook do vereador Ricardo Veras
Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: