terça-feira, abril 28, 2020

NEA Cajuí adapta projetos na quarentena para ajudar comunidade de Parnaíba

Os projetos já realizados com 60 famílias foram adaptados para o formato digital.
Feira de Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar (Fapaf) e Rádioweb Cajuí
Com o objetivo de ajudar a população prejudicada devido à pandemia do novo coronavírus, o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia – NEA Cajuí da Uespi, Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, modifica a abordagem de uma série de projetos e atividades que estava sendo desenvolvida para mais de 60 famílias da cidade de Parnaíba e regiões vizinhas.

As transformações envolvem o Projeto Rádioweb Cajuí, com uso de reuniões virtuais. A abordagem da ação Feira de Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar (Fapaf), assim como as atividades destinadas para comunidade pesqueira, que já conta com entrega de cestas de mercadorias para clientes extrativistas que participavam das reuniões antes da pandemia da Covid-19.
Segundo o professor da Uespi, Valdinar Bezerra dos Santos, além dos projetos para pescadores, agricultores e artesãos, o núcleo elabora atividades para minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19 em outras camadas da comunidade. “É preciso procurar novas iniciativas tecnológicas para as atividades de extensão, assim como ajudar a comunidade”, afirma o docente.

Destinado para a população pesqueira, o projeto Feira de Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar, organizado na Uespi, acolhe dezenas de marisqueiras com o ensino de produção agroecológica de hortaliças e artesanato em municípios da região costeira. Além disso, promove e divulga o trabalho do agricultor, artesão e pescador entre os consumidores da cidade.
INFORME PUBLICITÁRIO
Atualmente, com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os responsáveis pelo projeto promovem reuniões virtuais por meio da plataforma Google Meet e Rádioweb Cajuí para identificar meios de abordagem e quais moradores podem continuar sendo beneficiados.

A partir das decisões das reuniões, com o uso da Rádioweb, será possível enviar informações sobre prevenção e contágio da Covid-19, assim como exercícios pedagógicos familiares para serem feitos durante a quarentena.

As atividades são de iniciativa do NEA Cajuí, em parceria com a organização não governamental Companhia Ilha Ativa e professores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Por: Arnaldo Alves | Edição: Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Ítalo disse...

Mão Santa chama os concursados da saúde!

---------------------------------
-------------------------------