terça-feira, março 03, 2020

Realizada soltura de mais de uma centena de filhotes de tartaruga no litoral piauiense

Soltura dos filhos de tartaruga marinha aconteceu na tarde do último domingo (01), nas proximidades do Sesc na praia do Barro Preto em Luiz Correia.
Soltura de filhotes de tartarugas marinhas em praia de Luiz Correia Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do Delta
Na tarde de ontem (01), 103 filhotes de tartarugas-de-pente foram liberados no mar de Luiz Correia durante trabalho realizado pelo Instituto Tartarugas do Delta (ITD). A soltura dos filhotes aconteceu na presença de populares que registraram o momento em fotos e vídeos.

"Para conhecimento, realizamos a soltura dos filhotes quando os ninhos estão localizados em lugares com dificuldades de acesso. Nesse caso, levamos os filhotes para que todos possam vivenciar esse momento", diz o ITD.
Em 2019, 14 mil tartarugas nasceram no litoral do Piauí. Esse resultado só foi possível por conta do monitoramento realizado por colaboradores do Instituto Tartaturgas do Delta, que desde 2006 atua na conservação da região. Até o momento, o ITD monitora 99 ninhos de tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro.

De acordo com Werlanne Magalhães, coordenadora de pesquisa do instituto, a temporada de desovas das tartarugas marinhas no litoral piauiense iniciou em janeiro. A temporada vai até julho e pode se estender até setembro. As principais praias de desova são Pedra do Sal em Parnaíba, Arrombado, Coqueiro e Peito de Moça em Luiz Correia.







Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

---------------------------------
-------------------------------