terça-feira, fevereiro 11, 2020

CODEVASF realizará capacitação em Apicultura em Parnaíba (PI)


Por meio de sua 7ª Superintendência, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, realiza nos dias 19 e 20 de fevereiro o Curso Básico de Apicultura, na cidade de Parnaíba-PI. O curso, voltado para um público geral, mostrará o passo a passo da criação de abelhas com e sem ferrão e será instruído pelos técnicos Sebastião C. Melo e Romualdo Ramos.

O curso visa principalmente suprir uma necessidade existente na capacitação de apicultores da região e, de acordo com o analista Romualdo Ramos, chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da 7ª SR da Codevasf, também “fomentar e fortalecer a organização dos apicultores vinculados a duas associações da região litorânea, assistidos pela 7ª EPA, os quais também terão a oportunidade de conhecer noções teóricas básicas em apicultura, como biologia das abelhas, equipamentos, indumentárias, insumos, assim como, na prática de campo, noções de manejo dos apiários visando uma maior produção e qualidade do mel produzido”, relata.

Através da 7ª SR, a Codevasf já investiu R$ 5,3 milhões de reais, no período de 2010 a 2019, no apoio à apicultura nessa área de atuação. São ações que envolvem desde a construção de Unidades de Extração (Casas de Mel), Entrepostos (construção, ampliação, reforma e adequação), à equipamentos, indumentárias, colmeias, cera de abelha, capacitações, entre outras. Além disso, Associações dos Apicultores do Solo Litorâneo em Parnaíba-PI (APISOL) e de Bom Princípio-PI (CODEVARPI) receberam apoio de R$ 22,4 mil em equipamentos e colmeias. Tais ações contribuíram para que o Piauí se destacasse, atualmente, entre os maiores produtores e exportadores de mel do País.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: