segunda-feira, dezembro 30, 2019

Réveillon deve ser chuvoso em Teresina e no Litoral

As chuvas já iniciaram nesta segunda-feira, em Teresina.

Após um mês de calor intenso, as altas temperaturas deram uma trégua, em Teresina, na segunda-feira (30), com céu nublado e pancadas de chuva em algumas regiões da cidade. A previsão meteorológica aponta que os últimos dias de 2019 serão chuvosos, embora ainda na condição de pequeno volume de chuvas por todo o estado do Piauí, inclusive no litoral.

“As condições atmosféricas mostram que já há nuvens operando sobre a faixa serradeira, próximo à cidade de Floriano, chuvas atuando também no sertão, na região valenciana, avançando sobre Picos e com possibilidade de chuva na cidade de Teresina”, disse o meteorologista Werton Costa.

Apesar das precipitações terem demorado a chegar, o meteorologista afirma que a tendência é que elas fiquem mais comuns a partir de agora. Ele explica que, inicialmente, a cidade de Teresina e toda a região Nordeste passavam por um bloqueio atmosférico, uma condição que impedia a formação de nuvens de chuvas e potencializava as temperaturas, proporcionando um calor intenso. 

Essa condição, que perdurou no final de novembro e por quase todo o mês de dezembro, dificultou o volume de chuvas previsto para a região, neste período. Muitas cidades no estado do Piauí fecharam não só novembro, mas devem fechar dezembro com percentuais de chuva abaixo da média. Porém, o cenário começa a mudar com o fim do bloqueio atmosférico. “O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), o sistema atmosférico que impediu a formação de chuvas, recuou para o Sudeste do Brasil”, explica o meteorologista.

Essa nova condição também é alimentada por uma mudança na temperatura do Oceano Atlântico, que estava mais fria, o que impedia a entrada de umidade.  “Agora, o Atlântico segue aquecendo. Se esse aquecimento continuar por todo o mês de janeiro, teremos a garantia de uma estação chuvosa vigorosa nos próximos meses”, relata Werton.

Por Ananda Soares/MN | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: