terça-feira, dezembro 10, 2019

No "Ao vivo com Luzia Paula", Coronel Pacífico fala sobre as ações da PM em Parnaíba

No "Ao vivo com Luzia Paula", Coronel Antônio Pacífico Neto fala sobre as ações da PM e armamento insuficiente.
Na manhã desta segunda-feira (09), o Tenente-Coronel Antônio Pacífico Neto foi o entrevistado do programa "Ao vivo com Luzia Paula", transmitido em tempo real pelo Facebook. O Coronel Pacífico tem 46 anos, é natural de Domingos Mourão, PI e casado com Renata Lima. Desta união nasceram Mateus Pacifico e Maria Clara. Ele é formado em Oficial da Polícia Militar pela Academia do Guatupê, no Paraná. É também graduado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus de Parnaíba. Morando há mais de 20 anos no litoral piauiense, o Coronel Antônio Pacífico Neto já esteve no comando da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), com sede em Luís Correia e atualmente é o Comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí “Major Osmar” (2° BPM), situado em Parnaíba.

Nesta entrevista, Pacífico Neto fala um pouco sobre uma operação conjunta entre as polícias do Piauí e Ceará que desarticulou uma quadrilha de assalto a bancos que vinha aterrorizando a região. A ação ocorreu em maio deste ano, após os assaltantes terem explodido caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal de Campo Maior. No total, nove bandidos foram mortos durante confronto com a polícia, em Cocal, no Norte do Piauí, e outros dois foram presos. Ele respondeu ainda sobre questionamentos a cerca do número insuficiente de armamento para todos os policiais, entre outros assuntos. Confirma!
Assista a entrevista completa AQUI.
  
Desarticulação de quadrilha de assaltos a bancos
Sobre a operação que desarticulou uma quadrilha especializada em assaltos a bancos, Pacífico disse que eles receberam informações de que o bando estava em três carros grandes e que haviam passado pela estrada que liga Brejinho a São Domingo. De posse dessas descrições, os PMs entraram em ação.


“Imediatamente deslocamos nossas viaturas pra lá. Nesta operação contamos com aproximadamente 50 homens, 15 viaturas e 2 helicópteros. Tivemos também o apoio do Coronel Márcio, da Coordenador Geral de Operações (CGO), do Major Eduardo, de Camocim, no Ceará, além de equipes do Bope e da Rone. Essas equipes vieram para Parnaíba e, ao se deslocarem para Piracuruca, se encontraram com esses indivíduos quando teve o primeiro confronto. Houve uma intensa troca de tiros e a PM conseguiu desarticular um dos veículos deles, pois o mesmo ficou todo danificado pela avaria dos tiros disparados pela guarnição do Coronel Márcio. Os assaltantes se agruparam no segundo veículo deles e o terceiro carro fugiu em direção a Barras. Com isso “quebramos” o plano deles que era retornar para Cocal e fazer novos assaltos. A maioria deles era de Goiás e eles acabaram ficando perdidos e escondidos na mata porque não conheciam bem a região. Dias depois teve novos confrontos, quando os indivíduos resistiram a prisão e, na troca de tiros, foram abatidos. A intenção deles era explodir todos os bancos de Cocal”, detalhou. 
Coronel Antônio Pacífico Neto
Combate a violência e tráfico de drogas
Em relação a onda de assaltos principalmente a celulares e motos, Pacífico falou da preocupação do policiamento ostensivo em fazer a segurança de todos os bairros.

“Temos muitos bairros para cobrir, pois Parnaíba têm crescido bastante e isto é um desafio. Temos feito policiamento ostensivo em todos os bairros e efetuado muitas prisões. Contamos com o apoio da população para denunciar indivíduos em ações suspeitas. As pessoas podem ligar no 190 para que nossas guarnições possam agir e evitar a ação desses indivíduos”, ressaltou.
INFORME PUBLICITÁRIO
Sobre o fato de muitas reclamações sobre a demora no atendimento por parte dos atendentes, Pacífico reconheceu que as duas linhas disponíveis são insuficientes.

“Temos apenas duas linhas telefônicas para atender as demandas e precisamos aumentar esses canais de comunicação para que a população tenha mais acesso a PM”, disse.

A cerca da problemática da droga, que consequentemente contribuiu para a prática de delitos, como assaltos, homicídios e latrocínios, o Coronel disse que a Polícia Militar tem intensificado as ações de combate ao tráfico e receptação de drogas. No entanto, de acordo com ele, isto é um dos maiores desafios da segurança pública.

“Como prevenção, temos o Projeto Proerde que trabalha nas escolas o combate e prevenção às drogas. Ensinamos nossas crianças a se manterem longe dos entorpecentes, além de transmitirmos valores essenciais para que no futuro tenhamos cidadãos de bem em nossa sociedade”, frisou.

Novos soldados desarmados
Quando ao fato de que os novos soldados formados no ano passado terem que devolver as armas no 2° BPM a cada troca de plantão, em virtude do déficit de armamento, o Coronel prometeu que este problema será sanado em breve. Atualmente cerca de 5% dos profissionais não tem arma cautelada pela Polícia Militar, ou seja, não ficam com a arma em seu poder de forma ininterrupta.

“95% de todo nosso efetivo tem arma cautelada pela Polícia Militar. Esperamos que esse déficit de 5% seja sanado em breve, pois estamos aguardando chegarem novos armamentos, bem como novas viaturas”, prometeu.

Natal e Ano Novo
Em relação a questionamentos feitos quanto ao grande esquema de segurança montado para as festas de fim de ano em Luiz Correia e um possível esvaziamento de policiais em Parnaíba, Pacífico contestou os argumentos e disse que tanto Luiz Correia, quanto Parnaíba receberão o mesmo esquema de segurança.

“Estamos em uma região turística que recebe um grande número de visitantes no final do ano, então, nosso planejamento anual já é feito tendo em vista o período das férias. Já colocamos em execução a Operação Natal e Final de Ano Seguro, com guarnições em vários pontos de Parnaíba, blitz e demais abordagens. Receberemos também reforço da capital para somar com o nosso policiamento. A população pode ficar tranquila, pois a Polícia Militar tem o compromisso de salvaguardar a segurança de turistas e moradores locais”, finalizou.

Por Luzia Paula | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: