quinta-feira, novembro 28, 2019

Salão do Turismo da Rota das Emoções foi aberto em Parnaíba

A abertura oficial do 4º Salão do Turismo da Rota das Emoções aconteceu na noite de quarta-feira (27), no Estádio Dirceu Arcoverde (Verdinho), na cidade de Parnaíba, distante 318 quilômetros ao norte de Teresina. O evento, que é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, segue até sábado (30).
A Rota das Emoções é um roteiro turístico integrado que reúne 14 municípios do litoral do Piauí, Ceará e Maranhão. Entre os principais atrativos estão os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE).

Estiveram presentes na solenidade de abertura os diretores do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda e Delano Rocha; o prefeito de Parnaíba, Mão Santa; os secretários estaduais de Turismo do Piauí e do Maranhão, Carina Câmara e Catulé Junior;  os deputados estaduais do Piauí, Georgiano Neto e Bessah Filho; os diretores técnicos do Sebrae no Maranhão e no Ceará, Mauro Borralho e Alci Porto; o presidente da Fiepi, Antônio José de Moraes Souza Filho; o presidente da Fiema, Edilson Valdez; o superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, José Expedito Neiva; o presidente da Associação Comercial de Parnaíba, Carneiro Junior; o superintendente do Sesi  e diretor regional do Senai, Mardônio Neiva; prefeitos e secretários de Turismo dos municípios que compõem a Rota das Emoções, entre outras autoridades.

Durante a abertura, o Grupo de Sopro do Sesc Caixeiral executou o hino nacional brasileiro, mostrando toda a habilidade com clarinetes e trombones.

“Para nós do Sebrae no Piauí, é uma imensa satisfação sediar pela segunda vez o Salão do Turismo da Rota das Emoções, um evento itinerante, que já aconteceu em cada um dos Estados que compõem o roteiro. Além de divulgar os atrativos da Rota, queremos também disseminar informação e conhecimento e promover networking e negócios, integrando os atores da cadeia produtiva do turismo”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, destacou a importância do evento para o litoral e enalteceu a história do município. “Esse Salão é importante para mostrar o que temos de mais belo no nosso litoral. Parnaíba tem uma rica história que merece ser compartilhada e isso também faz parte do turismo”, comentou o prefeito.

A secretária de Turismo do Piauí, Carina Câmara, salientou a visibilidade que a Rota das Emoções vem obtendo. “A Rota começou com um esforço conjunto dos três Estados, envolvendo governos, Sebrae e empresários. Era apenas um sonho, que hoje se tornou realidade. Temos um roteiro conhecido mundialmente, que se destaca pelos atrativos turísticos e belezas naturais, e também por práticas de sustentabilidade”, declarou.

Já o secretário de Turismo do Maranhão, Catulé Junior, falou sobre a importância que a Rota da Emoções tem no desenvolvimento do turismo. “O governo do Estado do Maranhão acredita piamente que é importante a parceria entre poder público e iniciativa privada para que as políticas públicas sejam desenvolvidas de forma eficiente e para que os resultados possam chegar a toda a sociedade. Em relação ao turismo não é diferente. É preciso unir esforços para gerar desenvolvimento”, pontuou.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o Salão do Turismo é um projeto que evidencia a importância da parceria entre o Sebrae, empresários e entidades governamentais.  “A Rota das Emoções é um projeto extremamente exitoso, que tem gerado excelentes resultados. E isso só é possível por conta da união de todos em prol desse roteiro. O turismo gera riquezas em todo o país e no Maranhão não é diferente. Por isso, trabalhamos fortemente essa cadeia produtiva em mais de 20 municípios do Estado”, declarou.

O diretor técnico do Sebrae no Ceará, Alci Porto, disse que a Rota das Emoções tem tudo para ser um dos destinos mais visitados do país. “Vamos transformar esse roteiro no melhor destino turístico do Brasil. Parabenizo a todos que atuam no fortalecimento da Rota”, ressaltou.

Após a solenidade de abertura, aconteceu a apresentação da Orquestra Jovem do Sesc Caixeiral e do grupo de Dança do Sesc Avenida. Além disso, teve apresentação do espetáculo Lendas do Piauí, com a Companhia de Balé da Cidade de Parnaíba; seguida da palestra-show Trejeitos, com o humorista Dirceu Andrade.

Programação
A programação do Salão envolve mesas redondas, seminários, palestras, oficinas de gestão, rodadas de negócios e lançamentos de novos produtos turísticos, entrega do Selo de Sustentabilidade, e a realização da Feira da Micro e Pequena Empresas, Fepeme.

A Fepeme conta com 32 estandes instalados em uma área de mais de mil metros quadrados, tendo como objetivo promover e divulgar os empreendimentos dos segmentos do varejo, indústria e artesanato da região litorânea do Piauí e de outros Estados.

“A feira é uma oportunidade para que as empresas mostrem o que Parnaíba tem de melhor nos mais diversos segmentos. Os empreendimentos ganham mais visibilidade quando participam de eventos dessa natureza”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

No espaço dedicado à Fepeme, são realizadas oficinas de artesanato, ensinando técnicas de Tramas em Fibra de Buriti (MA); Cestaria em Palha de Carnaúba (PI); Trançados em Agave (PI); e Trançados em Crochê (CE). Além disso, empresas do setor de moda promoverão desfiles para o público visitante, seguidos de apresentações culturais do três Estados da rota.

Da Redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: