quarta-feira, novembro 27, 2019

Pescador é encontrado morto no mar em Luiz Correia; Marinha emite alerta

Marés de sizígia têm gerado ondas de até 3 metros de altura no litoral piauiense. A maré que está associada à atração gravitacional entre a Lua e a Terra.
IML fez resgate do corpo do pescador que morreu afogado no mar de Luís Correia. — Foto: Tiago Mendes/TV Clube
Um homem identificado como Anderson da Silva Sousa, 37 anos, morreu afogado no mar em Luiz Correia, na manhã desta quarta-feira (27).

O corpo da vítima foi resgatado pela equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros e, segundo informações, o homem era pescador. O instituto Médico Legal (IML) esteve no local e realizou a remoção do corpo.

Alerta
A Marinha emitiu alerta todo litoral do Piauí para um fenômeno conhecido como sizígia, que tem gerado ondas de até 3 metros de altura. Esse “efeito” é provocado pelo ciclo diurno da maré que está associado à atração gravitacional entre a Lua e a Terra.

Nesse caso, a amplitude da maré (ou seja, a diferença entre a maré alta e a maré baixa) será diferente dependendo da fase da lua. Quando estamos em Lua Cheia ou Lua Nova, a força gravitacional da Lua combinada com a do Sol, cria amplitudes maiores da maré (ou seja, marés altas maiores que a média e marés baixas menores do que a média – o mar avança/recua mais em relação à faixa de areia). Neste caso, ocorre a maré de sizígia.

Com a ocorrência do fenômeno, muitos estabelecimentos e barracas que ficam ao entorno das praias foram destruídas pelas ondas. Apesar do ocorrido, não há registro de pessoas feridas, apenas danos materiais.

(Por: Laurivânia Fernandes)

Nenhum comentário: