sexta-feira, novembro 08, 2019

Litoral do Piauí está há mais de um mês sem registro de novas manchas de óleo, diz Semar

Novo monitoramento foi realizado nesta semana e descartou aparecimento de novas manchas.
Semar faz buscas em praias do litoral piauiense por manchas de óleo. — Foto: Divulgação/Semar
A secretária de estado de Meio Ambiente, Sádia Castro, informou que há mais de um mês o Piauí não tem registrado o aparecimento de manchas de óleo no litoral. Nesta sexta-feira (8), um novo monitoramento foi feito para buscar vestígios do material, que não foi localizado.

“O Piauí não tem registros de aparecimento de machas de óleo desde o dia 30 de setembro, todas as praias litoral piauiense se encontram limpas e livres para o banho. Mas o monitoramento não para, a equipe da Semar em Parnaíba está atuando diariamente”, declarou a secretária.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) informou que fez durante toda a semana uma operação no litoral piauiense, junto com o Ibama, ICMBio, Capitania dos Portos do Piauí, Corpo de Bombeiros e a Comissão Ilha Ativa.
Semar faz buscas em praias do litoral piauiense por manchas de óleo. — Foto: Divulgação/Semar
Três embarcações de grande porte, além de uma equipe de mergulhadores e um sonar, foram usados para realizar o mapeamento da área em busca de indícios de contaminação por óleo no estuário do Rio Carpina, e mais de 5 km do rio foram mapeados.
“O objetivo era realizar a varredura do estuário do Rio Carpina e verificar se os bancos de capim agulha, que servem de alimento para animais como o peixe-boi, estão sendo atingidos pelo óleo”, explicou o gerente de fiscalização ambiental da Semar, Renato Nogueira.

“A varredura foi executada com o apoio de um sonar. Nas áreas indicadas pelo equipamento foi utilizada uma draga para coletar sedimentos. Em seguida, uma varredura foi executada pela equipe de mergulhadores. Mapeamos uma extensão de aproximadamente 5km e nenhum vestígio de óleo foi encontrado, o que nos deixou bastante tranqüilos”, explicou a coordenadora do Escritório Regional da Semar em Parnaíba, Waneska Vasconcelos.
Óleo cru foi encontrado em capim-agulha, principal alimento do peixe-boi, na Praia da Lama (PI) — Foto: Pesca Solidária da Comissão Ilha Ativa
Sete praias atingidas no Piauí
As manchas de óleo que apareceram no Litoral nordestino desde o início de setembro atingiram sete das 16 praias do Piauí, de acordo com levantamento feito pelo G1, com base nos registros da Marinha do Brasil, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Tartarugas do Delta.

As manchas de petróleo em praias do Nordeste já atingiram pelo menos 286 localidades em 97 municípios de 9 estados desde o final de agosto – o balanço mais recente do governo é desta quinta-feira (31). A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas.

Por G1 PI | Edição: José Wilson | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: