segunda-feira, novembro 25, 2019

Hemopi de Parnaíba conta com apoio da população no Dia Nacional do Doador de Sangue

Nesta segunda-feira (25), em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade de Parnaíba do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), realiza uma campanha especial para conscientizar a população sobre a necessidade e importância da doação de sangue.
Conforme ponderou a coordenadora geral do Hemopi de Parnaíba, Rafaela Oliveira, existe uma crescente demanda por abastecimento de bolsas nas unidades de saúde da cidade e no Pronto Atendimento do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), devido principalmente ao grande número de pacientes vítimas de acidentes, entre outros fatores.
“O estoque precisa estar sempre bem abastecido, pois em casos de pacientes com fraturas e que perderam muito sangue, por exemplo, a bolsa precisa estar de prontidão, pois não daria tempo para esperar a família ir atrás de doações”, frisa Rafaela ao lembrar que nesta época em que se aproxima o final do ano, a cidade recebe um bom volume de turistas, fato que também acaba elevando a necessidade de doações.


O cinegrafista Rena Brito é um doador sistemático e incentiva outros jovens a entrarem nesta corrente do bem. “Aqui em Parnaíba temos uma grande necessidade de bolsas de sangue, por isso, tenho este ato como prioridade e conclamo a quem puder vir até o Hemopi, que não deixe de passar essa grande chance de ajudar o próximo”, enfatizou.
Benefícios para a saúde

Além de ser um ato nobre que pode salvar vidas, a prática de doar sangue ainda traz benefícios à saúde, uma vez que há uma renovação do sangue. De acordo com pesquisas médicas, a doação melhora o fluxo sanguíneo, reduzindo o risco de tromboses e derrames cerebrais, mantém o fígado protegido, diminui os riscos do desenvolvimento de câncer e promove a saúde geral do coração.

Vantagens
Doadores sistemáticos de sangue têm direito à meia-entrada em estabelecimentos culturais; têm direito a um dia de folga no trabalho a cada doze meses; segundo a lei Lei n° 219/09 os doadores também têm o direito de utilizar a fila preferencial em estabelecimentos como bancos e supermercados; alguns concursos públicos possuem isenção (total ou parcial) de taxa para os doadores e chegam a utilizar isso como critério de desempate.

Requisitos básicos para ser um doador

  • Pesar no mínimo 50 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar bem alimentado e em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 65 anos de idade — sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou de um responsável
  • Apresentar documento original com foto
  • Respeitar o intervalo mínimo entre as doações — 2 meses para os homens e 3 para as mulheres.

O Hemopi de Parnaíba está situado na Praça Antônio do Monte, mais conhecida como Praça da Santa Casa, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 07: às 18:00.


Por Luzia Paula | Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: