sexta-feira, setembro 27, 2019

Desafio Delta do Parnaíba-Ultra será realizado em novembro nos quatro municípios do litoral


No dia 16 de novembro acontece o 1º Desafio Delta do Parnaíba-Ultra, evento de corrida que vai ser realizado no litoral do Piauí e passa pelos municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. A prova, promovida pela Luca Adventure, em parceria com o Governo do Estado, é mais um produto que chega para atrair turistas de todo o mundo e proporcionar experiências incríveis nas praias do estado compostas por belezas naturais e paisagens deslumbrantes.

O Desafio do Delta será disputado por 200 atletas nas distâncias de 12 km, 24 km, 45 km e 66 km. A concentração dos atletas será às 5h30 no Porto dos Tatus, localizado no município de Ilha Grande. Uma embarcação irá levar os atletas até o local da largarda, o Pontal do Delta, às 6h. A previsão de largada da corrida é às 7h30 e a chegada, para o percurso mais longo será realizada em frente ao Cajueiro Rei, em Cajueiro da praia. A premiação acontece na praça de Barra Grande, com entrega de medalhas e troféus para os atletas de cada categoria.

Durante o percurso, os atletas ainda irão se deparar com música, manifestações artísticas e ações em prol do meio ambiente. “A ideia é associar o evento à cultura. Difundir arte, música e a cultura em geral do nosso estado é tão importante quanto os esportes de aventura. É essa integração que atrai turistas de todos os lugares. É um público apaixonado pelo ecoturismo e este é um desafio inédito, que vai impulsionar o turismo, mostrando o litoral sob uma nova perspectiva”, disse o organizador do desafio, Luciano Uchôa.

As inscrições para o evento são limitadas e podem ser feitas online pelo site da empresa de cronometragem esportiva, XCRONO: http://xcrono.com.br/evento/desafio-delta-do-parnaiba-ultra/

Ações ambientais
O Desafio Delta do Parnaíba-Ultra também realizará ações ambientais que antecederão o evento. No dia 11 de outubro, haverá, em Parnaíba, uma palestra com o tema “O impacto do lixo marinho”, ministrada pela pesquisadora dos Lençóis Maranhenses, Marcela Ferreira, que abordará pontos como os motivos do acúmulo de resíduos sólidos nas areias das praias e o que pode ser feito para evitar a situação. Já no dia 12 de outubro, cerca de 200 voluntários se reunirão para fazer uma limpeza nas praias mais desertas, que é onde se encontram a maior parte do lixo marinho.

No mesmo final de semana da ação ambiental haverá ainda uma ação educacional/social em Cajueiro da Praia. Em parceria com a Sociedade Piauiense de Oftalmologia, o evento levará especialistas para fazer consultas gratuitas aos alunos da rede pública do munícipio. O objetivo é fazer a entrega de 100 óculos à crianças que possuem algum problema na visão.

Por: Lorenna Costa | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: