quarta-feira, junho 19, 2019

“A atenção básica será feita 100% por médicos efetivos”- diz secretária de saúde

A secretária municipal de saúde, Rejane Moreira, disse que já recebeu a relação dos 17 médicos, do programa “Mais Médicos”,  que virão para atuar em Parnaíba. “Estávamos apreensivas porque todos os médicos do programa atendem ao perfil da atenção básica. Agora estamos também no período de homologação dos profissionais aprovados no concurso, chamando-os para assumirem a atenção básica – tanto o Pronto Socorro quanto do Samu”, disse Rejane.

Ele disse que o processo será progressivo, mas a luta é para que “a atenção básica fique 100% com profissionais efetivos para que possamos fazer um trabalho que o programa requer, voltado para a população. Que as pessoas que estão entrando venham a suprir nossas deficiências, assumindo de fato os serviços”, frisou. 

Rejane declarou também que agora, com os  médicos cumprindo a carga horária, de 2ª a sexta-feira, o trabalho possa ser melhorado, inclusive desafogando os atendimentos no Hospital Dirceu, que era municipal e as pessoas ainda tem a cultura de procurarem o citado hospital, por ser regional, nos finais de semana, quando as Unidades Básicas de Saúde não funcionam.

“Estamos muito otimistas com esses novos médicos. Isso vai diminuir em breve os problemas da saúde pública e Parnaíba vai ter uma nova visão da atenção básica. Vamos ficar preocupados em mostrar a qualidade no atendimento, fazendo capacitação, promovendo treinamentos com a equipe. Estamos trabalhando também para no segundo semestre abrirmos mais 3 unidades de saúde em locais que estão fora de área de atendimento. Temos essa esperança. Depende de recursos, mas já há o projeto e o prefeito abraçou a ideia”, pontuou Rejane.

Ela finalizou dizendo que a Prefeitura está trabalhando pela melhoria no atendimento odontológico. Segundo informou, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona no prédio da UPA, no Bairro Piauí, deverá passar do tipo 2 para o tipo 3, a fim de atender uma maior clientela,, com maior atendimento, “Estamos restaurando todos os postos, avançando na questão da estrutura física, e logo logo todos os  26 postos da cidade vão estar funcionando plenamente”.

Fonte: Blog do B Silva | Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: