sábado, novembro 25, 2017

Da Inglaterra, chega a 1ª bola para Panaíba

Bola da Copa do Mundo de 1930
Publicação: Jornal da Parnaíba

Datam de 1905 os primeiros vestígios do jogo de bola no Piauí. Em uma de suas edições do final de 1905, o jornal O Monitor, de Teresina, noticia que “de Parnaíba, da redação do jornal A Tribuna, chega a informação sobre uma nova brincadeira chamada por alguns de foot-ball, e por outros de jogo de bola”. Coincidentemente, um dos redatores de O Monitor era Mathias Olímpio de Melo, mais tarde um dos fundadores do primeiro clube que se organizou no Piauí.

O registro mais interessante sobre a chegada da primeira bola de futebol em terras piauienses está inserido em um artigo do engenheiro Antônio Castelo Branco Clark, o Tó (Parnaíba – PI, 28/09/1893 – Rio de Janeiro – RJ, 23/08/1973). Após a sua morte, foi encontrado, entre seus apontamentos, inacabado, um artigo que, em 1974, foi publicado no Almanaque da Parnahyba. Entre outras lembranças dos seus tempos de criança, em Parnaíba, Tó recorda a época em que o futebol chegou ao Piauí:
Em ruas como esta, da Parnaíba dos primeiros anos do século XX, rolou a primeira bola chegada ao Piauí (Reprodução: Almanaque da Parnaíba 80 anos)
“(...) as suas ruas, sem calçamento, arenosas, serviam de campo para a disputa de peladas homéricas com a primeira bola de futebol chegada no início do século XX ao Piauí e que foi presente de Mr. James, da firma Chamberlain Donner & Cia., de Manchester, Inglaterra, e que deu origem aos futuros clubes do Parnahyba e do International. As nossas peladas eram o pavor do barbeiro Araújo, cujo salão era constantemente invadido pela bola. (...)”.

(Do livro PIAUI: 100 ANOS DE FUTEBOL, à venda na Banca do Louro, na Praça da Graça, centro de Parnaíba).

Nenhum comentário: