sábado, maio 13, 2017

13 de maio: Dia “D” de Vacinação contra a gripe

Todos os Unidades de Saúda da Família de Parnaíba estão abertos neste sábado (13) para a vacinação contra o vírus da Influenza dos tipos A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

A vacinação contra o vírus da Influenza teve início no dia 17 de abril em todos os postos de saúde do município. A campanha de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 26 deste mês. O ponto culminante, o chamado “Dia D” de mobilização nacional, está ocorrendo neste sábado (13), quando todos os postos estão abertos.

Logo cedo nossa reportagem foi até a Unidade Básica de Saúde Dr. Dib Tajra – Módulo 14 que fica na Rua Afonso Pena, em frente a APAE e constatou uma equipe que com muita presteza estava realizando os procedimentos de vacinação, prestando orientações e fornecendo carteira de vacinação aos que ainda não possuíam. O atendimento fluía bem e sem fila.
Segundo o Chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Charles Lima, a meta é vacinar em Parnaíba 35 mil pessoas, cerca de 90% do da população-alvo da campanha, para que se possa garantir que essa doença não vai entrar em nosso município e para que não haja casos de internação nem óbito pelo vírus da Influenza, como aconteceu em 2013.A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

O público-alvo da campanha são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, as gestantes em qualquer período gestacional, os idosos com 60 anos ou mais, as pessoas que são portadoras de doenças crônicas, (estes precisam levar uma prescrição médica). Disse também que este ano surgiu uma população nova, que são os professores incluídos nesta campanha, também como população-alvo. 
Casos
O último boletim aponta que, até 6 de maio, foram registrados 605 casos de influenza em todo o País. Do total, 30 foram por gripe A H1N1. Oito pessoas morreram em decorrência da doença. Em relação ao vírus Influenza A (H3N2), foram registrados 398 casos e 52 mortes. Houve ainda 111 casos e 30 óbitos por influenza B. Os outros 66 casos e 9 óbitos foram por influenza A não subtipada.

Em todo o ano passado, o Ministério da Saúde registrou 12.174 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 10.625 foram por influenza A (H1N1), sendo 1.987 óbitos. Em relação ao vírus Influenza A (H3N2), foram notificados 49 casos e 10 mortes em 2016.

Da redação do Jornal da parnaíba | Fotos: Darklise Albuquerque/Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: