domingo, novembro 06, 2016

Lançado neste sábado o Mapa Cultural de Parnaíba

Foi lançado neste sábado, dia 05 o software livre Territori1 com o Mapa Cultural de Parnaíba.
O cantor e compositor Teófilo Lima e Helder Souza, superintendente de cultura de Parnaíba.
A Superintendência de Cultura da Prefeitura Parnaíba, o Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, Mestrado Profissional da Universidade Federal do Piauí – Parnaíba e o Instituto TIM, fizeram o lançamento do Mapa Cultural da cidade, oferecendo assim mais qualidade à gestão cultural do território do Delta do Rio Parnaíba.

A solenidade foi realizada no Casarão Simplício Dias e contou com a presença do prefeito municipal Florentino Neto, a primeira dama Flaviana Veras, o secrtetário de gestão, Alcenor Candeira Filho, o secretário de cultura Helder Souza, o futuro secretário de cultura Teófilo Lima, além de inúmeras pessoas ligadas a cultura parnaibana.

"Helder Souza realizou um grande trabalho na superintendência de cultura. Nossa Parnaíba já está inserida no Plano Nacional de Cultura e , com isso, fica mais fácil realizar o desejo de Mão Santa que quer nossa cidade sendo o grande polo cultural que já foi. Como determina a constituição: Faremos todos juntos! Que Deus nos abençoe!", escreveu Teófilo Lima em sua linha do tempo de sua página no Facebook.

O objetivo é reunir informações de agentes, espaços, eventos e projetos culturais por meio de uma ferramenta colaborativa, construindo uma cartografia da cultura, permitindo que agentes culturais e cidadãos tenham acesso à informações sobre espaços e eventos culturais do município e entorno.

A cartografia da cultura e o Mapa Cultural de Parnaíba utiliza um software livre que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou estado, e que em Parnaíba leva o nome de Territori1.

O lançamento oficial da plataforma aconteceu neste sábado, dia 5 de novembro, no Centro Cultural Casa Grande (Casa Simplício Dias).





















Por José Wilson | Jornal da Parnaíba | Fotos: Helder Fontenele

Nenhum comentário: